BLOG
A importância de investir em manutenção preventiva industrial
Compreender as características e as vantagens de realizar manutenção preventiva na indústria ajuda a evitar problemas, custos desnecessários, retrabalho e falhas. Saiba mais.
O que é manutenção preventiva industrial? Quando é fundamental investir neste tipo de serviço? Quais são os seus principais benefícios práticos? Conhecer e entender as respostas para essas e outras perguntas cruciais pode evitar custos inesperados, problemas indesejados e muita dor de cabeça para profissionais no setor industrial. Não por acaso, o objetivo do primeiro artigo no blog da iTech é esclarecer estes pontos de modo a orientar você e sua empresa na busca por melhores soluções para a linha de produção, garantindo segurança e qualidade nos sistemas e equipamentos da organização.
Manutenção preventiva na indústria: o que é?
Existem três categorias distintas de manutenção que se aplicam ao contexto de indústrias de qualquer segmento e porte: manutenção preditiva, manutenção preventiva e manutenção corretiva. Antes de aprofundar o conhecimento sobre a modalidade tema deste artigo é importante compreender as diferenças entre as três.
Manutenção preditiva refere-se à verificação, monitoramento e análise regular de equipamentos e dados gerados por eles para definir, com antecedência e assertividade, quais serão os períodos adequados para manutenção posterior.
Manutenção preventiva é o conjunto de procedimentos realizados frequentemente com o objetivo de evitar o desgaste excessivo de máquinas e componentes mecânicos que, caso apresentem falhas, podem comprometer toda a operação.
Manutenção corretiva, por fim, é aquela que deve ser evitada ao máximo. Ela ocorre em caráter de urgência, para sanar uma falha que já ocorreu e tentar amenizar os efeitos negativos deste gargalo na produção. É a modalidade mais cara e problemática.
Portanto, a manutenção preventiva é um conjunto de ações sistematizadas e alinhadas à rotina da empresa, cujo objetivo central é evitar problemas ao invés de remediá-los, como o próprio nome indica. Num ambiente industrial, geralmente ativo 24h por dia, 7 dias por semana, o desgaste, a contaminação e outros tipos de falhas são iminentes. Por isso a prevenção não pode ser negligenciada.
Quando e por que investir em manutenção preventiva industrial?
Ciente de que o desgaste e a contaminação de equipamentos e componentes não é uma questão de “se”, mas de “quando”, a importância central da manutenção preventiva já se faz evidente. É por meio dela que estes problemas podem ser evitados. Porém, ao contrário da manutenção corretiva, que ocorre de maneira pontual para sanar uma falha específica e urgente, a manutenção preventiva exige planejamento, preparação e consistência, além de alinhamento entre a empresa e os fornecedores do serviço.
Sua realização pressupõe que a linha de produção esteja completamente parada, para garantir uma verificação minuciosa e efetiva dos sistemas analisados. Além disso, não há uma resposta padrão para quando deve ocorrer essa modalidade de manutenção. Cada organização possui demandas específicas, mas o ponto em comum entre todas é a execução recorrente, em períodos pré-definidos, para garantir os benefícios da prática, que incluem, entre outros:
- Redução nos índices de riscos e falhas e, consequentemente, de custos;
- Aumento na segurança dos profissionais que atuam na linha de produção;
- Ampliação da vida útil das máquinas, graças ao acompanhamento frequente;
- Extensão do tempo de pesquisa para aquisições, tendo em vista o item anterior;
- Garantia de capacidade produtiva para atender às demandas sem interrupções imprevistas ou baixa qualidade no resultado final.
Tem alguma dúvida específica sobre o assunto? Entre em contato conosco, estamos à disposição para auxiliar sempre que necessário. Continue acompanhando o blog da iTech para mais conteúdos sobre manutenção, inovação, tecnologia, segurança e muito mais.