BLOG
Como a Internet das Coisas (IoT) pode melhorar o planejamento da manutenção industrial
Qualquer falha na linha de produção, por menor que seja, pode se transformar em problemas de grandes proporções. O impacto positivo da Internet das Coisas está na possibilidade de automatizar o monitoramento dos equipamentos em tempo real. Saiba mais.
Os processos de monitoramento e testagem regular de condição dos maquinários fazem parte da rotina de manutenção industrial. É preciso garantir que todos os componentes estejam funcionando conforme previsto, que os riscos sejam mitigados antes de se tornarem problemas, de fato, e, por fim, que as soluções sejam rápidas e assertivas em caso de falhas identificadas. Para isso, os avanços tecnológicos forneceram importantes ferramentas nas últimas décadas, mas a figura do profissional dedicado a tais funções ainda é recorrente e, às vezes, antiquada. A tendência é que isso mude rapidamente, graças à utilização de sensores, softwares de armazenamento e análise de dados e outros dispositivos do conceito chamado Internet of Things (IoT), ou Internet das Coisas.
O que é Internet das Coisas?
O conceito de IoT é , ao mesmo tempo, uma forte tendência para o futuro e também uma realidade que já se manifesta de forma consistente em ambientes tecnológicos, inclusive na indústria. Em síntese, Internet das Coisas é o termo usado para definir a maneira como objetos físicos (equipamentos, dispositivos móveis, veículos etc.) se conectam e interagem digitalmente entre si, com seus usuários e com uma rede.
Isso ocorre a partir de sensores, softwares e demais sistemas inteligentes que garantem autonomia de funcionamento e rapidez na captação, análise e transmissão de dados, bem como nas ações adequadas a serem realizadas a partir disso. Em outras palavras, a Internet das Coisas atua no mundo físico de forma semelhante aos hiperlinks no ambiente digital, promovendo conexões entre dois ou mais pontos de contato. Essa inovação permite que funções perenes sejam executadas sem a necessidade de ação humana. Assim, processos como a manutenção industrial, por exemplo, podem ser automatizados.
Impactos da IoT em processos de automação da manutenção industrial
As vantagens da Internet das Coisas para a indústria não se restringem a isso, mas se destacam na manutenção. Ao conectar seus equipamentos, as organizações passam a captar grandes volumes de dados (Big Data) por meio dos sensores instalados na linha de produção. A análise desse fluxo gigante de informações é constante e, a partir dela, sistemas automatizados podem atuar de modo a reduzir o tempo de inatividade não planejado, otimizar processos na cadeia de suprimentos e contribuir para maior produtividade, aumento da eficiência produtiva, bem como efetuar diagnóstico e solução de problemas muito antes que eles aconteçam.
Papel, caneta, pranchetas e planilhas não deixarão de existir, muito menos será extinta a figura do técnico. Porém, as ferramentas e funções precisam se adequar para explorar ao máximo o potencial dessa inovação que, na prática, atinge níveis de velocidade e assertividade impossíveis de serem alcançados por meios tradicionais. A transformação digital em seu negócio precisa acompanhar o ritmo cada vez mais acelerado do mercado. Conte conosco para auxiliar sua organização a construir o futuro, hoje. Conheça as soluções da iTech.