BLOG

O papel da inovação industrial em meio a crises e incertezas

A pandemia de Covid-19 reconfigurou modelos de trabalho em todo o planeta e evidenciou, mais uma vez, que cenários complexos também são oportunidades para a inovação.

Ninguém poderia imaginar que o ano de 2020 seria tão atípico em escala global. A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus colocou cidades inteiras em lockdown, forçou a necessidade de trabalho remoto em diversos segmentos e fez com que vários outros tivessem que rever por completo seus modelos de negócio e de operação. Na indústria, por exemplo, onde funções operacionais importantes exigem acompanhamento presencial, foi preciso desenvolver novos protocolos de saúde e segurança para permitir a continuidade da linha de produção, entre outras iniciativas.

Com o processo de vacinação em fase inicial na maioria dos países, a tendência é de que ainda demore alguns meses ou anos para as coisas voltarem ao normal. Há quem defenda que nada será como antes, de modo que o termo “novo normal” ganhou as redes sociais, as publicações corporativas e demais canais de comunicação como sinônimo para uma realidade que chegou para ficar. Esta visão, porém, definitivamente não é unânime.

 

Indústria 4.0, inovação tecnológica e desenvolvimento econômico

O conceito de “novo normal” é problemático por diversas razões. Uma delas diz respeito ao fato de que essa abordagem pressupõe adaptação e aceitação, considerando que se trata de características já consolidadas de rotina, trabalho, comportamento e consumo, por exemplo. Porém, não há indícios de que a realidade econômica e social do planeta esteja estável em uma nova normalidade. Pelo contrário, a tendência é de que novas e imprevisíveis mudanças ocorram em escala e velocidade cada vez maiores. Isso faz com que o ato de promover a adaptação nos negócios venha acompanhado não de aceitação, mas de aprimoramento, desenvolvimento e inovação. Mais do que nunca, a única constante será a mudança.

No contexto da indústria 4.0 isso é perceptível ao observar o impacto que as novas tecnologias proporcionaram nas últimas décadas, tais como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), entre outras. O desenvolvimento econômico das organizações e sociedades atuais depende não apenas de investimentos em inovação, mas também na mentalidade de que sempre há possibilidade de inovação, sobretudo em cenários de incerteza. Problemas são oportunidades para o surgimento de soluções criativas.

Empresas e pessoas inovadoras como agentes de mudança

A visão de grandes corporações e profissionais referência em todo o mundo é de que a postura neste cenário não deve ser de passividade. Organizações que se propõe a inovar devem atuar com cautela, é claro, mas precisam agir ao invés de simplesmente aguardar por períodos de estabilidade e pelo fim das incertezas predominantes. Aquelas empresas e pessoas que se arriscarem agora, testando, aprendendo e aprimorando em meio à crise talvez não encontrem todas as soluções necessárias, mas certamente conquistarão enorme vantagem competitiva frente à concorrência.

Isso pode ser feito a partir da adoção de novas tecnologias, implementação de diferentes sistemas de trabalho e parceria com companhias que também reconhecem seu papel como agentes de mudança. Se sua organização se encaixa nesse perfil, conte com a iTech. Trazemos ao mercado soluções nas áreas de hidráulica industrial, pneumática, automação e controle, por meio de produtos de alta qualidade e profissionais especialistas. Seja parceiro iTech!

Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?