BLOG

Diferenças entre atuadores pneumáticos e atuadores elétricos

Diversos tipos de máquinas e aplicações industriais dependem do uso de atuadores lineares, que podem ser pneumáticos ou elétricos. Entenda melhor as principais diferenças entre as duas tecnologias e saiba quais critérios avaliar para escolher a opção mais adequada.

Todo segmento de mercado possui disputas acirradas entre duas possibilidades, recursos ou dispositivos que desempenham a mesma função, entregando vantagens e desvantagens distintas. No caso da automação industrial, um dos mais tradicionais debates gira em torno da comparação entre atuadores pneumáticos e atuadores elétricos. Ambos são essenciais para o funcionamento, por exemplo, de válvulas automatizadas, como válvulas borboleta ou válvulas de esfera, pois sua função é fazer a movimentação e o controle de cargas e mecanismos.

Porém, de forma bem objetiva, qual alternativa é a melhor? A resposta oficial é: depende. A decisão final exige a compreensão das principais características de cada um, bem como a avaliação de uma série de critérios importantes para verificar quais fatores terão mais peso de acordo com a realidade e os objetivos de seu negócio.

 

Atuadores pneumáticos x atuadores elétricos: critérios de avaliação

Por anos, os atuadores pneumáticos foram a escolha padrão na indústria devido a seu baixo custo e necessidade mínima de manutenção. Assim, consolidaram-se como fonte de força para válvulas a partir de fluido pressurizado. A posterior ascensão dos atuadores elétricos – hoje dominantes em muitas organizações – ocorreu, entre outros fatores, devido à sua maior eficiência energética e precisão. Porém, há vantagens típicas dos atuadores pneumáticos que ainda os mantêm como opções viáveis mesmo diante de opções mais modernas.

 

Versatilidade prática

No quesito versatilidade, atuadores pneumáticos são muito mais flexíveis que os elétricos. Eles podem se adaptar a diferentes tipos de aplicação, enquanto os elétricos tendem a ficar restritos a um estilo específico de montagem.

 

Energia para uso

Enquanto atuadores elétricos geralmente dependem de uma fonte de 24VDC ou 220VAC, as versões pneumáticas exigem a disponibilidade de ar comprimido com pressão em torno de 5 e 8 bar. Caso o acesso a essa fonte de energia seja um problema, atuadores elétricos levam vantagem.

 

Ambiente e contexto

Um dos fatores que não pode deixar de ser levado em consideração é a área de utilização dos atuadores, por meio de características como temperatura ambiente média, riscos de explosão e outros. Em áreas perigosas, atuadores pneumáticos oferecem segurança extra devido à ausência de circuitos elétricos, sendo dispositivos considerados à prova de explosão. Em ambientes de calor extremo, as opções elétricas geralmente apresentam mais chances de superaquecimento, enquanto no frio extremo são os pneumáticos que merecem atenção especial, pois, sem os cuidados necessários, o ar comprimido pode apresentar congelamento e acarretar falhas ou total inoperância do atuador.

 

Desempenho e força

Atuadores pneumáticos são sinônimos de alta força e velocidade. Eles ainda se destacam por serem leves e terem componentes bastante duráveis. Atuadores elétricos, por sua vez, representam maior precisão de controle e posicionamento. Outras vantagens deste último incluem baixo nível de ruído e de vazamento.

 

Custos de aquisição, manutenção, controle etc.

Quando o assunto são os custos, a comparação torna-se bastante delicada por envolver uma série de fatores que vão além do preço de aquisição. Neste aspecto, atuadores pneumáticos tendem a ser mais baratos, mas os investimentos em manutenção e operação podem ser elevados. Já os elétricos custam mais caro, mas demandam investimentos operacionais mais baixos. Portanto, a decisão não pode ser tomada considerando-se apenas os valores de compra, mas depende de uma análise específica envolvendo estimativas de trocas manuais, consumo de energia, custos de hora-homem para manutenção regular etc.

Como você pode perceber, o veredito da alternativa mais adequada depende de um estudo detalhado e coerente com a realidade de cada negócio. Solicite um orçamento da iTech para tomar uma decisão. Não existe alternativa certa ou errada, apenas mais ou menos adequada a cada situação. Conte conosco para chegar a uma definição assertiva.

Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?