BLOG
Tipos e características de fluidos hidráulicos resistentes a fogo
Fluidos hidráulicos estão presentes em componentes usados em diversos processos industriais. Quando há potenciais riscos de incêndios, os fluidos devem ser resistentes a fogo. Conheça os principais tipos e suas características.
Um dos riscos mais comuns em linhas de produção industriais é o vazamento de fluidos hidráulicos, presentes em muitos sistemas de fabricação, movimentação e distribuição de cargas, por exemplo. Além da importância de investir em manutenção preventiva, é fundamental anular a possibilidade de incêndios decorrentes deste tipo de vazamento, sobretudo em operações siderúrgicas, fundições, prensas e demais ambientes nos quais um eventual vazamento pode entrar em contato direto com uma fonte de ignição ou com uma superfície muito quente. É com este objetivo de segurança que indústrias investem em fluidos hidráulicos resistentes a fogo, também chamados de fluidos antichama.
Existem tipos e categorias de fluidos com essa característica que são classificados a partir de sua composição, visto que podem ou não conter água, óleo ou materiais sintéticos anidros. Conheça os tipos mais comuns.
Tipos de fluidos resistentes a fogo
A Organização Internacional de Normalização (ISO), categoriza esse tipo de fluido em classes distintas, conforme a lista abaixo. Para aprofundar os conhecimentos acerca da categorização de fluidos antichama, recomendamos a leitura de conteúdos relacionados às normas ISO 3448 e BS 4231.
TEOR DE ÁGUA IGUAL OU SUPERIOR A 80%
- HFAE: emulsões de óleo em água, geralmente com teor de água superior a 80%;
- HFAS: fluídos aquosos sintéticos, geralmente com teor de água superior a 80%;
TEOR DE ÁGUA IGUAL OU SUPERIOR A 35%
- HFB: emulsões de água em óleo, geralmente com teor de água superior a 40%;
- HFC: soluções de polímero em água (também chamadas de soluções de glicol, polialquileno glicol ou glicóis de água), geralmente com teor de água superior a 35%;
FLUIDOS SINTÉTICOS ANIDROS
- HFDR: fluídos sintéticos anidros compostos de ésteres fosfatos;
- HFDS: outros fluidos sintéticos anidros, tais como poliolésteres e polialquilenos glicóis e à base de hidrocarbonetos clorados, por exemplo.
É importante ressaltar que, em condições específicas, os fluidos hidráulicos resistentes a fogo podem entrar em processo de ignição. Isso ocorre porque não se trata de um produto à prova de fogo. A segurança fornecida por estes fluidos é resultado de uma formulação química capaz de dificultar a ignição e, consequentemente, retardar a propagação de um incêndio. Portanto, é preciso monitorar constantemente os sistemas hidráulicos para garantir maior segurança, utilizando, por exemplo, ferramentas de IoT.
Por fim, a utilização de fluidos hidráulicos pressupõe também acompanhamento e controle de contaminação nos sistemas hidráulicos em que são utilizados, para evitar falhas e fazer valer o investimento a partir da ampliação da vida útil dos componentes. Sistemas de monitoramento, manutenção preventiva, reparo de componentes hidráulicos e pneumáticos com partes e peças originais dos fabricantes são algumas das soluções que oferecemos para o seu negócio. Conheça nossos produtos e serviços, e conte com a iTech sempre que precisar.