BLOG
Os 5 conhecimentos que todo Técnico Hidráulico precisa ter sobre manutenção
A manutenção de sistemas hidráulicos é tarefa fundamental para o pleno funcionamento de diversas indústrias. Neste ponto, a função do Técnico Hidráulico ganha destaque e há conhecimentos indispensáveis para exercer bem as principais tarefas da área. Confira.
Realizar a manutenção de sistemas hidráulicos, seja ela preditiva, preventiva ou corretiva, é parte da rotina industrial e será tema recorrente aqui no blog da iTech. Isso se deve ao fato de que a manutenção é uma das tarefas mais importantes de uma empresa, e ela não seria possível sem a atuação dos Técnicos Hidráulicos. São eles os responsáveis por identificar falhas, substituir componentes, ajustar o sistema e realizar ações que solucionem problemas e que também os evitem.
Existem muitas características que constituem um bom profissional neste setor, e há cinco conhecimentos que todo técnico precisa ter para evitar a interrupção da linha de produção e todos os prejuízos decorrentes disso, além de garantir a vida útil dos componentes do sistema hidráulico por meio de seu trabalho. Confira a lista abaixo, inspirada em um artigo da Hydraulics & Pneumatics:
-
Entender a função e o funcionamento de todos os componentes
Pode parecer óbvio, mas é indispensável: um bom técnico precisa entender qual é a função e as características de todos os componentes do sistema, sem exceção. Este é um item que demanda experiência e muito estudo, pois diversos componentes, embora parecidos, desempenham papéis muito diferentes. Amplo conhecimento significa mais agilidade e menor margem de erros e retrabalhos.
-
Saber como consertar componentes individualmente
Tempo de inatividade não programado é um pesadelo para gestores de linhas de produção. Portanto, é comum substituir possíveis componentes causadores do problema para garantir o retorno rápido à operação. Na opinião de especialistas, isso é um equívoco. Além de não identificar a causa raiz do problema, promover a retirada de componentes sem necessidade deixa o sistema vulnerável a riscos de contaminação, causa de vários outros problemas. O ideal é que os Técnicos Hidráulicos sejam capazes de localizar a fonte exata da falha e, se possível, consertar sem remover o componente.
-
Aprender a ler e usar esquemas hidráulicos como ferramentas
Nem toda ferramenta de trabalho é guardada numa caixa e exige trabalho braçal. Há aquelas que demandam conhecimento técnico, capacidade analítica e atenção minuciosa dos profissionais. Um exemplo é o esquema hidráulico do sistema. Ele é o grande aliado no processo de identificação de problemas, visto que sistemas hidráulicos geralmente são grandes e complexos. Saber ler um esquema hidráulico e usá-lo a favor do trabalho, antes de iniciar as ações, de fato, diferencia um bom técnico hidráulico de um excelente.
-
Conseguir ajustar o sistema hidráulico de maneira adequada
Nem só de manutenção viverá o técnico hidráulico, mas também de ajustes. Muitas vezes, um bom componente mal ajustado pode ser tão prejudicial ao sistema quanto um mau componente. Portanto, dedicar atenção aos ajustes evita falhas, perda de tempo e desgastes desnecessários no sistema hidráulico.
-
Programar e executar verificações de confiabilidade assertivas
Melhor prevenir do que remediar. Técnicos hidráulicos devem se aperfeiçoar na tarefa de definir, de forma adequada, quais componentes precisam de verificações de confiabilidade e quando isso deve ser feito. Sistemas hidráulicos raramente sofrem com falhas catastróficas. A maioria dos problemas tem origem em problemas que comprometem a operação pouco a pouco, como contaminações, vazamentos, superaquecimento, ajustes inadequados etc. Verificações mensais ajudam a mitigar esses e outros riscos.
Portanto, técnicos que dominam esses cinco tópicos e que conseguem executar todos eles com atenção, cuidado e segurança, definitivamente são profissionais competentes e capazes de entregar as soluções que eventualmente serão necessárias.