BLOG
Ar comprimido limpo e seco é fundamental para a produtividade em sistemas pneumáticos
O aumento da produtividade em sistemas pneumáticos está relacionado a diversos fatores, sendo um deles a qualidade do ar comprimido utilizado na operação. Entenda melhor essa relação e saiba como garantir ar seco e livre de contaminantes.
No ambiente industrial, praticamente toda decisão estratégica e as posteriores ações estão relacionadas a reduzir ou ampliar algo. Quando o assunto é ar comprimido e sistemas pneumáticos, por exemplo, é essencial reduzir a contaminação para ampliar a produtividade.
É verdade que os efeitos negativos dos contaminantes vão muito além de perda de eficiência. As pequenas partículas que invariavelmente invadem os sistemas podem reduzir a vida útil de componentes, gerar interrupções não programadas na linha de produção e, em casos extremos, até mesmo tornar um sistema inteiro inoperante. A solução para todos os problemas citados passa pelo cuidado com o ar comprimido utilizado.
A relação entre contaminação e perda de produtividade
Infelizmente, o que não faltam em plantas industriais são fontes de partículas de contaminação, as vilãs responsáveis pela maioria dos problemas e falhas identificadas. Elas podem ser originadas por diversas fontes, por exemplo:
- Poeira e resíduos atmosféricos;
- Vapor e água condensada;
- Vapor e gotículas de óleo;
- Ferrugem e resíduos metálicos do próprio sistema;
- Micro-organismos (bactérias, vírus, pólen etc.);
- Entre outros.
Os efeitos disso sobre a produtividade da organização são gigantescos. Primeiramente, os componentes não apresentarão a mesma confiabilidade se contaminados. Além disso, o tempo perdido com manutenções corretivas, bem como os períodos de ociosidade decorrentes de falhas podem gerar prejuízos e desperdício de recursos. Além de monitorar constantemente os sistemas e priorizar as manutenções preventivas, um passo importante é investir na qualidade do ar comprimido antes mesmo de sua utilização.
Como garantir a qualidade do ar comprimido em sistemas pneumáticos
Uma das maneiras mais eficazes de fazer com que o ar esteja sempre limpo e seco é por meio de um circuito para preparação de ar comprimido. Basicamente, sua função é garantir o tratamento prévio necessário antes da inserção de ar no sistema pneumático. Cada perfil de sistema vai exigir um tipo de abordagem neste circuito, daí a importância de contar com o suporte de especialistas para não correr o risco de investir em soluções ineficazes. Caso contrário, isso causaria mais desperdício e perda de produtividade.
Existem ainda componentes que complementam a ação de filtragem, preparação e distribuição efetiva do ar. Por exemplo:
- Filtros de partículas;
- Filtros coalescentes;
- Separadores de líquidos;
- Reguladores e interruptores de pressão;
- Unidades de lubrificação, filtragem e regulagem;
Outras soluções podem contribuir também para o monitoramento e controle de temperatura, além de demandas específicas de cada operação. Para cuidar da qualidade do ar comprimido e, assim, manter altos níveis de produtividade, fale conosco.
Leia também: