BLOG

Reduza a contaminação com as vedações hidráulicas adequadas

A contaminação de sistemas hidráulicos é uma das grandes preocupações em diferentes indústrias. Uma das maneiras de prevenir este problema e todas as consequências decorrentes dele é utilizando vedações hidráulicas com as especificações corretas.

O tema contaminação de sistemas é uma constante em ambientes industriais. A presença de minúsculas partículas indesejadas podem acarretar problemas de grandes proporções.

De modo geral, as principais iniciativas para lidar com esse fator de risco são a manutenção e a prevenção. A filtragem de óleo deve ser impecável; o ar comprimido, sempre que utilizado, deve estar limpo e seco; e, em sistemas hidráulicos, é fundamental dedicar atenção às vedações.

Segundo especialistas, a maioria esmagadora de todas as falhas identificadas em sistemas hidráulicos são causadas pela presença de partículas. A porcentagem gira em torno de 70% a 80% do total de falhas, mas pode chegar a incríveis 90% em alguns setores. Um sistema de vedação adequado pode mitigar e prevenir este problema de maneira eficaz.

 

 

 

O que é vedação hidráulica?

Vedação hidráulica pode ser definida como um tipo de operação industrial cujo objetivo é, de maneira objetiva, evitar o vazamento de fluídos nos cilindros utilizados em sistemas hidráulicos. Diversos produtos e componentes são utilizados para este fim, variando de acordo com o perfil da indústria.

De modo geral, além de garantir o funcionamento dos sistemas sem a presença de vazamentos, os elementos usados em sistemas de vedação hidráulica também devem ser resistentes à pressão, altas temperaturas, forças transversais e outros tipos de fatores de desgaste comuns em ambientes industriais. Daí a importância de sempre utilizar produtos de qualidade na montagem de suas aplicações hidráulicas. 

 

Tipos e materiais mais comuns em elementos de vedação hidráulica

Ao selecionar componentes adequados para vedação hidráulica, é preciso estar atento às suas especificações. Afinal, existem diferentes tipos de peças, fabricadas em materiais variados para contextos específicos. É possível destacar 4 tipos principais de vedação:

 

  • Vedações dinâmicas: são aquelas que vedam componentes em movimento relativo. Sua função central é prevenir vazamentos e, simultaneamente, reduzir superaquecimento e desgaste excessivo, contribuindo para o aumento da vida útil dos componentes. 
  • Vedações estáticas: são aquelas que vedam componentes fixados juntos, sem movimento relativo. As vedações estáticas geralmente são a última linha de defesa contra vazamentos internos e ingresso de detritos externos no sistema hidráulico. Podem ser usadas em vários locais, variando de projeto para projeto.
  • Anéis de vedação: também chamados de “O´Rings”, os anéis de vedação garantem a segurança entre conexões do sistema hidráulico, anulando riscos de vazamentos e falhas decorrentes de desgaste, superaquecimento etc.
  • Anéis raspadores: estes elementos de vedação podem ser usados em aplicações estáticas ou dinâmicas. Ficam localizados na parte externa do sistema hidráulico, como forma de prevenir a entrada de partículas exteriores.

 

Os materiais mais usados como elementos de vedação hidráulica são anéis e metálicos e de borracha, selos mecânicos de borracha, juntas de borracha, papelão, gaxetas de papelão, além de materiais sintéticos como EPM e EPDM, entre outros. A escolha do material deve ser feita considerando-se a compatibilidade com os tipos de fluidos utilizados no sistema, e a resistência a temperaturas, pressão, corrosão etc.

 

 

Principais peças e elementos de vedação hidráulica industrial

Diante da complexidade e da versatilidade inerentes aos sistemas hidráulicos, há uma infinidade de peças e elementos de vedação. Estes podem ser combinados de maneira variada, adequando-se às características de cada aplicação. Conheça os principais componentes e uma breve descrição de suas características e funções:

Acoplamentos: acoplamentos hidráulicos podem ser definidos como dispositivos mecânicos de alta eficiência e baixo escorregamento. São elementos utilizados em motores e redutores, responsáveis por eliminar vibrações, excesso de ruídos e choques mecânicos, comuns durante o acionamento do sistema. Eles permitem que o motor bombeie fluidos hidráulicos, gerando, assim, movimentos de impulsão. Podem ser confeccionados em materiais metálicos (aço, bronze, cobre etc.), ou não-metálicos (borracha, poliuretano etc.), e suas características os dividem em categorias rígidas ou flexíveis, lubrificáveis ou não, e/ou especiais, variando de aplicação para aplicação.

Anéis de vedação: adequados para aplicações hidráulicas ou pneumáticas, os anéis possuem uma função crucial: selar todos os tipos de conexões, evitando vazamentos e contaminações. Portanto, é possível encontrá-los em praticamente todos os setores industriais. São fabricados em diversos tipos de materiais, predominando as variações de borracha, seguindo padrões e normas dimensionais como DIN e JIS. O anel de vedação do tipo “o-ring” é circular com o corpo redondo; enquanto os do tipo “v-ring” são circulares e possuem o corpo dividido em dois lábios para vedação axial. Estes se subdividem nas categorias V-A, V-E, V-L, V-S, VR-M e VR-ME.

Anéis raspadores: estes elementos, também chamados de anéis limpadores, são usados para remover partículas de poeira e resíduos abrasivos que tendem a se acumular nas hastes dos sistemas hidráulicos. Essa função de limpeza protege as superfícies internas da aplicação, aumentando a vida útil do sistema e prevenindo desgaste e outros tipos de danos mecânicos.

Arruelas de borracha para vedação: as arruelas (ou anilhas), formam uma linha extra de defesa contra umidade, prevenindo a entrada de partículas indesejadas. Devido à sua composição, não podem ser usadas em sistemas que apresentam contato direto com materiais abrasivos, calor ou frio extremo. Elas também desempenham uma função de amortecimento para a carga de parafusos.

Coxins: a função básica de um coxim é absorver vibrações e, assim, atenuar impactos e ruídos no interior de sistemas mecânicos. Ao fornecer essa necessária estabilidade em motores diversos, os componentes funcionam como elemento de fixação entre dois conjuntos. Coxins são compostos por uma parte metálica e outra de borracha.

Êmbolos: também chamados de pistões, os êmbolos são componentes metálicos localizados no interior dos atuadores (cilindros), extremamente comuns em sistemas hidráulicos. Em síntese, eles são os responsáveis pelo movimento dos cilindros que acaba por gerar energia mecânica a partir da energia hidráulica. Entenda porque às vezes o êmbolo de válvulas hidráulicas agarra.

Gaxetas: são elementos vedantes automáticos, isto é, promovem a vedação a partir da própria pressão exercida contra a parede do cilindro, da haste ou do êmbolo em que são acoplados. Quando o sistema apresenta movimentos alternativos e os anéis de vedação “o-ring” não conseguem exercer a vedação adequadamente, gaxetas são a escolha ideal. Modelos em formato “v” são denominados Gaxetas Chevron.

Juntas e diafragmas: todo material que, quando comprimido por duas partes de uma união flangeada, mantém o vazamento de fluidos hidráulicos dentro dos limites aceitáveis, pode ser considerado uma junta. Basicamente, elas preenchem as frestas e irregularidades dos flanges. Já os diafragmas para compressores, comuns em indústrias químicas e petrolíferas, são feitos de borracha e auxiliam no bombeamento e acionamento dos sistemas.

Retentores: estes elementos têm a função de evitar a penetração de partículas externas de óleo, graxa e outros tipos de fluídos. Quando esses resíduos precisam ser contidos de uma maneira específica no interior do sistema, eles são impedidos pelos retentores.

Vedantes especiais: muitas vezes, é necessário desenvolver soluções que fogem ao padrão do mercado para atender a demandas específicas de uma aplicação industrial. Nesses casos, a partir de avaliação sob medida, são desenvolvidos itens de extrema precisão, adaptados para as peculiaridades da aplicação.

Para evitar vazamentos e não correr o risco de construir um sistema de vedação hidráulica inadequado, conte com o suporte de especialistas no assunto. Este é um tipo de investimento que traz retornos à organização a partir de economia de recursos, maior produtividade no sistema e menor incidência de falhas.

 

Leia também:

 

Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?