BLOG
O que é e como funciona uma válvula direcional?
Válvulas de controle direcional, também chamadas apenas de válvulas direcionais ou DCV, são um dos componentes mais importantes em aplicações hidráulicas e pneumáticas. Entenda o que elas são e como funcionam.
Sistemas hidráulicos e pneumáticos são compostos por centenas ou até milhares de componentes distintos. Alguns deles são extremamente versáteis e úteis. Justamente por isso, estão presentes em aplicações industriais diversas e também marcam presença regular aqui no blog da iTech. Atuadores e êmbolos são dois exemplos, assim como as válvulas.
Numa definição técnica simplificada, válvulas são dispositivos inseridos no interior de canos e tubulações. Sua função é regular, movimentar ou interromper por completo o fluxo circulante no sistema em que ela se encontra, seja um fluxo de água, óleo, gás ou outro tipo de fluido.
Este tipo de componente não se restringe às aplicações industriais. Pelo contrário, é possível encontrar válvulas em motores automobilísticos, em itens como botijões de gás, nas mangueiras de um jardim e também nas torneiras e filtros das residências, por exemplo. Existem vários tipos de válvulas e uma delas é a válvula de controle direcional.
Válvulas estão presentes no cotidiano, não apenas em contextos industriais. Foto: reprodução / Luis Quintero
O que é uma válvula direcional?
Resumindo, a função geral de uma válvula é controlar a vazão de determinado fluido. Já as válvulas direcionais, como o próprio nome antecipa, exercem a função de definir a direção do fluido no interior do circuito em que se encontra. Em outras palavras, válvulas de controle direcionam o fluido, garantindo que ele circule por caminhos diferentes, de acordo com a necessidade da aplicação a cada momento.
Existem diferentes tipos de válvulas neste segmento, como as Direcionais Servo-Válvula, as Direcionais Pilotadas com Transdutor e as Direcionais com Acionamento Direto, sem Transdutor. Válvulas direcionais também são popularmente conhecidas como “controle bang-bang”, devido ao som metálico agudo, semelhante a batidas no interior do sistema, causado por seu funcionamento.
Exemplos de válvulas direcionais da Sun Hydraulics. Foto: reprodução / Sun Hydraulics
Como funciona uma válvula de controle direcional?
Este tipo de válvula geralmente possui de duas a cinco vias diferentes. Uma chave no interior das válvulas direcionais se move e, de acordo com a sua posição, uma ou mais vias são obstruídas enquanto outras são liberadas. Assim, o fluido pode seguir por caminhos diferentes quando passa pela DCV.
Essa variação de vias abertas e fechadas que ocorre durante seu funcionamento causa rápida aceleração e desaceleração do fluido hidráulico, causando, às vezes, o barulho que dá origem ao termo “controle bang-bang”. O som nada mais é do que o indício de que a válvula mudou de posição, a partir do acionamento de um dispositivo de comando. Este pode ser um botão, uma alavanca ou mesmo um componente automatizado.
A categorização específica dos tipos de válvulas direcionais varia de acordo com quesitos como:
- Número de posições
- Número de vias
- Tipo de acionamento
- Vazão
- Retorno
Para saber mais detalhes e adquirir válvulas direcionais de qualidade, com características alinhadas às suas reais necessidades, navegue por nosso catálogo de produtos e entre em contato conosco.
Leia também: