BLOG
Qual é a diferença entre IoT Industrial e Indústria 4.0?
Muitas vezes utilizados como sinônimos, os termos IoT Industrial e Indústria 4.0 são bem diferentes. Na medida em que a tecnologia avança nas indústrias, entender e aplicar os conceitos corretamente pode significar uma grande vantagem competitiva.
O futuro da indústria é um tema recorrente em qualquer círculo de interação de profissionais do setor, e aqui no blog da iTech não seria diferente. Quando o assunto é este, diversas questões e tópicos poderiam ser abordados, mas dois se destacam com frequência: a ascensão da Internet das Coisas (IoT) na indústria, comumente abreviada como IIoT; e a tão falada – mas muitas vezes incompreendida -, Indústria 4.0.
O sucesso dos negócios industriais depende de investimentos neste sentido, mas, antes disso, da compreensão correta acerca dos dois termos. O que é IoT Industrial? O que é Indústria 4.0? E como estes conceitos se relacionam na prática? Responder estas questões é o primeiro passo para promover soluções inovadoras e efetivas em seu negócio.
O que é IoT Industrial (IIoT)?
O conceito de IoT (Internet of Things) não é uma exclusividade da indústria. Basicamente, este termo define a integração entre objetos físicos a sistemas de conectividade para diversos fins. Assim, quando um automóvel ultramoderno possui um sistema de conexão que proporciona direção autônoma, por exemplo, considera-se que ali existe um sistema IoT. O mesmo vale para as casas inteligentes, onde dispositivos diversos (iluminação, temperatura, monitoramento etc.), podem ser conectados para transformar a experiência de moradia.
Na indústria, a premissa é a mesma. A utilização de sensores, softwares e demais sistemas inteligentes podem fornecer autonomia de funcionamento a sistemas que, até pouco tempo atrás, eram puramente mecânicos ou dependentes de ações humanas para sua plena execução. Com a IIoT, a planta industrial pode se tornar amplamente automatizada.
O que é Indústria 4.0?
O conceito de Indústria 4.0, por sua vez, é mais amplo e abrange um conjunto de sistemas, técnicas, ferramentas e processos que vêm revolucionando a indústria e promovendo um patamar de produtividade, monitoramento, controle e assertividade jamais visto. Inclusive, a IIoT é uma parte da Indústria 4.0.
Em outras palavras, quando se fala em Indústria 4.0, mais que uma tecnologia, o termo refere-se a um momento e a uma postura. Assim como a Primeira Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XVIII, é chamada de Indústria 2.0, a revolução digital que está ocorrendo neste exato momento configura a Indústria 4.0.
Indústria 4.0 e IIoT são conceitos que, quando somados, podem gerar resultados sem precedentes para as indústrias. Imagem: Hydraulics & Pneumatics / Reprodução
Qual a relação entre IIoT e Indústria 4.0?
Após entender a diferença entre os termos e verificar porque eles não podem ser usados como sinônimos, a resposta à questão acima torna-se mais simples. Enquanto a Indústria 4.0 é uma filosofia corporativa e tecnológica, pautada na inovação, automação, iniciativas processuais diferenciadas etc., a IIoT é um conjunto específico de ferramentas e sistemas, assim como Inteligência Artificial, Big Data e Power BI, dentre outros.
Logo, a relação entre ambos é que não se trata de conceitos excludentes e competitivos, mas sim de aspectos que devem ser somados para atingir altos níveis de competitividade. Abraçar a Indústria 4.0, por meio de IIoT e de outras possibilidades, proporciona o acesso a resultados que não seriam possíveis de outra forma.
Portanto, não perca tempo e embarque na revolução digital hoje mesmo, investindo em soluções de automação, controle e inovação. Conte conosco neste processo.
Leia também:
- Transformação digital, inovações tecnológicas e o “novo normal” da indústria
- Os 3 pilares para ganhos em projetos de sistemas de manipulação na indústria 4.0
- Como a internet das coisas (IoT) pode melhorar o planejamento da manutenção industrial