BLOG
Por que investir em unidades hidráulicas monitoradas?
Uma das possibilidades mais assertivas e rentáveis para evitar falhas de monitoramento em sistemas elétricos é a utilização das chamadas unidades hidráulicas monitoradas.
Monitoramento não é uma palavra-chave em ambientes industriais por acaso. O hábito de acompanhar e aprimorar processos, substituir componentes quando necessário e, assim, evitar problemas que possam culminar com tempo de inatividade é essencial para as organizações. Justamente por se tratar de uma tarefa tão importante e minuciosa, é preciso investir em soluções para que isso seja feito com amplo alcance e máxima eficiência.
Em elementos como as unidades hidráulicas, por exemplo, há um desafio recorrente no que diz respeito ao monitoramento. Por serem geralmente localizadas em áreas de difícil acesso cotidiano, dados importantes como nível de óleo, temperatura e limpeza dos componentes podem passar despercebidos e ocasionar falhas. A solução para isso passa pela integração de soluções inteligentes para monitoramento eletrônico.
O que são unidades hidráulicas monitoradas?
Antes de conhecer as possibilidades para ampliar o nível de monitoramento e a quantidade de dados gerados, é necessário entender o que é uma unidade hidráulica. Às vezes chamada de HPU (do inglês, Hydraulic Power Unit), as unidades hidráulicas são responsáveis por fornecer óleo pressurizado para o sistema de atuação hidráulica.
Não é raro encontrar dezenas destes elementos inseridos em plantas industriais, de acordo com o perfil da indústria e seu porte, de modo que monitorar fisicamente a situação de cada HPU na frequência necessária pode ser completamente inviável. É aqui que entram em cena as unidades hidráulicas monitoradas: aquelas que unem as funcionalidades tradicionais de componentes hidráulicos com instrumentação eletrônica para monitoramento dos principais parâmetros definidos.
Um dos grandes aliados neste processo de aprimoramento das unidades hidráulicas é o padrão IO-Link: uma ferramenta de automação utilizada para promover a comunicação entre sensores ou atuadores a partir de um protocolo de comunicação em série, ponto a ponto, distribuídos estrategicamente.
Conheça todos os componentes hidráulicos disponíveis no catálogo da iTech clicando aqui. Imagem meramente ilustrativa: FluidPower World / reprodução
Vantagens do monitoramento para sistemas hidráulicos
Como ocorre com inúmeros tipos de melhoria tecnológica industrial, são muitas as vantagens decorrentes da conexão entre a confiabilidade típica das aplicações hidráulicas e o potencial dos componentes eletrônicos e de automação. No caso das unidades hidráulicas monitoradas, os benefícios que justificam sua implantação incluem:
- Ampliação significativa na quantidade e qualidade dos dados de monitoramento obtidos, que podem ser utilizados posteriormente para melhor compreensão acerca da aplicação como um todo;
- Redução de falhas, tempo de inatividade e aumento da vida útil dos componentes monitorados;
- Possibilidade de monitoramento mais assertivo e em larga escala, o que, por sua vez, gera economia de recursos a longo prazo para a organização;
- Possibilidade de aprimoramento gradativo, isto é, promover inicialmente a instrumentalização eletrônica na principal unidade hidráulica a ser monitorada na planta industrial e, a partir disso, conectar as demais no ritmo adequado à realidade da indústria.
Precisa de suporte para essa e outras soluções personalizadas para suas aplicações hidráulicas? A iTech pode auxiliar de diferentes maneiras. Para saber mais, fale conosco