BLOG
Exemplos de tecnologias disruptivas em eletrohidráulica
A ascensão de soluções eletrônicas para sistemas hidráulicos é um fenômeno que deve ser acompanhado de perto por profissionais de todas as indústrias.
Os sistemas hidráulicos convencionais representaram um marco na evolução industrial. Por meio deles, foi possível desenvolver e aprimorar ações com cargas que, anteriormente, eram humanamente impossíveis. E além da alta capacidade e força, a evolução destes sistemas também potencializou a precisão das tarefas e a versatilidade de configurações possíveis, entre outros fatores.
Porém, como tende a acontecer em todas as áreas marcadas por grandes avanços tecnológicos, o que há pouco tempo era a melhor solução possível, logo pode se tornar algo obsoleto. Hoje, sistemas hidráulicos tradicionais são considerados, em sua maioria, ineficazes e grandes vilões quando o assunto é desperdício de energia.
Num contexto em que o debate sobre sustentabilidade cresce a cada dia, com objetivos coletivos, urgentes e necessários como a busca por neutralidade carbônica, por exemplo, a eletrificação dos sistemas e equipamentos hidráulicos surge como principal solução para modernizar as linhas de produção, sanar os problemas de eficiência energética e contribuir para uma nova fase da indústria global. Confira alguns exemplos de tecnologias disruptivas em ascensão no âmbito da eletrohidráulica.
Trator Cat 651 aprimorado para maior produtividade e conforto. Imagem: Power&Motion
Lançamentos com melhorias pontuais e eficazes
Uma tendência estratégica entre diferentes OEMs é o lançamento (ou relançamento) de linhas de produtos hidráulicos com arquiteturas que permitem a incorporação de componentes eletrônicos, de modo a tornar a vida útil do investimento mais longa e proporcionar maximização gradativa de sua eficácia. O trator raspador Cat 651 (acima) é um exemplo disso, relançado com melhorias eletrohidráulicas pontuais.
Equipamento de construção inovador e ultra eficiente da Volvo. Imagem: Power&Motion
Soluções para aumento exponencial da eficiência energética
Alinhada às necessidades de expandir a eficiência energética nas operações industriais, a Volvo recentemente apresentou um sistema de construção e escavação (acima) cujas funções são conectadas a um armazenamento de energia hidráulica através de um trilho de pressão comum, formado por duas ou mais linhas de pressão. Este armazenamento de energia permite a recuperação eficiente da energia cinética e o fornecimento de energia de pico.
Bomba de deslocamento digital da Danfoss (DDP). Imagem: Power&Motion
Equipamentos para um ciclo de trabalho cada vez mais aprimorado
Outro exemplo de tecnologia disruptiva em eletrohidráulica pode ser encontrado na tecnologia Digital Displacement da Danfoss (DDP). Ao perceber que 70% da energia produzida em sistemas de escavação escapavam como desperdício térmico, a empresa substituiu a bomba convencional por um componente digital (acima), capaz de reduzir o consumo de combustível nos escavadores em até 30%.
Como adotar tecnologias disruptivas em eletrohidráulica na sua indústria?
Que é necessário conhecer, entender e adotar as tecnologias mais recentes em eletrohidráulica para seus sistemas industriais, é fato. Porém, como fazer isso? Não existe um único caminho, e o ideal é justamente que cada empresa invista em soluções adequadas à sua realidade, preferencialmente com personalizações pontuais que tornem as soluções ainda mais efetivas.
Pode parecer complexo, mas a boa notícia é que a iTech pode auxiliar você neste processo. Somos especialistas em automação inovadora, então fale com a nossa equipe para que, juntos, possamos encontrar e construir as melhores soluções.
Leia também:
- Qual é a diferença entre IoT industrial e Indústria 4.0?
- Os benefícios e desafios da modernização das bombas hidráulicas
- Os 3 pilares para ganhos em projetos de sistemas de manipulação na Indústria 4.0