BLOG
Tipos de trocador de calor e dicas para escolher o modelo certo
A escolha do trocador de calor pode influenciar na vida útil de vários componentes do sistema hidráulico, especialmente no óleo. Veja como selecionar a melhor opção.
Um dos fatores mais importantes no que se refere à vida útil dos componentes de sistemas hidráulicos é o calor. O superaquecimento do sistema ou a variação constante de temperaturas extremas, sem que sejam utilizados os recursos e equipamentos adequados para atenuar os efeitos disso, podem causar danos críticos e, é claro, muitos prejuízos. Um dos componentes mais afetados costuma ser o fluido hidráulico.
Felizmente, é possível lidar com os impactos da temperatura nas aplicações hidráulicas a partir do uso dos trocadores de calor. Como ocorre com diversos componentes e soluções hidráulicas, existem variações de configuração e modelos distintos que podem ou não ser adequados para as necessidades e características específicas do sistema com o qual você lida em sua indústria.
O objetivo deste artigo é apresentar os principais tipos de trocador de calor, juntamente com dicas para que você possa selecionar a versão mais coerente com o perfil de cada aplicação. Na dúvida, conte com nosso time de especialistas e com todo o portfólio de produtos e soluções da iTech. Fale com a gente para saber mais.
Confira nosso catálogo completo para adquirir trocadores de calor e outros acessórios.
Principais tipos e características dos trocadores de calor
A escolha pelo tipo certo de trocador de calor deve levar em consideração fatores técnicos como carga de calor do sistema, espaço físico disponível na aplicação, condições ambientais, fontes de energia utilizada, nível de ruído, custos operacionais, entre outros. Diante desses parâmetros, são três as principais alternativas disponíveis atualmente:
Trocadores de calor resfriados por ar
Estes modelos de trocadores são uma alternativa quando não existe uma fonte de água disponível na localidade do sistema, ou quando a escolha é remover o calor do fluido hidráulico através do ar circundante, usando um resfriador de óleo a ar.
Trocadores de calor resfriados por água
Também é possível remover o calor do óleo industrial por meio da utilização de segundo fluido. Em geral, a escolha é pela água, que faz a função de resfriar as superfícies de transferência de calor. Este é um dos métodos mais convencionais de troca térmica.
Trocadores de calor com placas brasadas
Mais recente que as duas alternativas citadas anteriormente, este modelo de trocador conta com uma superfície de transferência de calor que consiste em uma série de placas de aço inoxidável soldadas. É uma opção compacta, robusta e com alta capacidade de transferência térmica.
Como escolher o trocador de calor ideal para o seu sistema hidráulico
Quando o assunto é selecionar componentes estratégicos como o trocador de calor, a solução recomendada é sempre contar com o suporte de um fornecedor especializado. Por mais que existam diversos conteúdos disponíveis na internet sobre o assunto, escolher um modelo sem a certeza absoluta de que é a solução ideal é tão arriscado quanto manter um sistema hidráulico sem a devida transferência de calor. Entre em contato conosco.
Leia também: