BLOG

Não deixe que fluidos hidráulicos contaminados afetem suas operações

A ascensão da IIoT (Internet das Coisas na Indústria), oferece soluções muito eficazes para evitar que a contaminação de fluidos prejudique os sistemas hidráulicos.

 

 

Antigamente, o trabalho de manter o fluido hidráulico limpo e, consequentemente, livre de contaminantes, era algo extremamente desgastante. Além da demora, dos custos e dos elevados esforços operacionais para lidar com a filtragem, o serviço ainda contava com um aspecto bastante negativo que era sua suscetibilidade a erros. Muitas vezes, mesmo com o trabalho de combate à contaminação, o fluido acabava tomado por partículas e os componentes, afetados por elas e por seus efeitos.

 

Alguns destes métodos tradicionais ainda são usados atualmente, como veremos a seguir, mas existem soluções automatizadas recentes que são muito mais efetivas, personalizadas, evoluídas e com um custo-benefício imensurável para grandes operações industriais. Entenda como as soluções de IIoT evitam que os fluidos hidráulicos sejam contaminados, contribuindo para melhor produtividade, menor custo com manutenção corretiva e menor índice de inatividade na linha de produção.

 

 

Métodos manuais de controle: ações demoradas e suscetíveis a erros

 

É fato que é melhor optar por métodos convencionais de monitoramento, do que não possuir nenhum mecanismo de controle sobre a qualidade do fluido hidráulico. E nenhum método é mais tradicional do que a amostragem de garrafa, no qual uma amostra do óleo é retirada do sistema hidráulico e enviada a um laboratório para análise externa. É uma ação demorada, onerosa e com muitos riscos de falhas.

 

Se durante a extração da amostra, por exemplo, o ponto de amostragem não tiver sido limpo de maneira adequada e cuidadosa, contaminantes do ambiente podem entrar nos recipientes e afetar os resultados da amostra. Além disso, se o sistema estiver desligado por muito tempo para a retirada do fluido, a amostra coletada não será uma representação verdadeira do óleo em suas condições de atuação funcional.

 

Por fim, se algum profissional cometer falhas em qualquer etapa do processo (da coleta à análise laboratorial), todo o esforço foi desperdiçado, o que significa prejuízos e necessidade de retrabalho. A solução é inovar, utilizando as soluções tecnológicas mais recentes de automação, monitoramento e controle.

 

 

As vantagens de investir em automação e sistemas de monitoramento on-line

 

Os benefícios proporcionados pela automação no âmbito da filtragem de fluidos hidráulicos e combate à contaminação são vários. A começar pela produtividade elevada. Por meio de soluções digitais e remotas, o trabalho de identificar e sanar problemas pode ser realizado em menor tempo e com menos recursos envolvidos.

 

Além disso, investimentos em monitoramento tendem a ampliar a capacidade de tomada de decisão estratégica, a partir do grande volume de dados obtidos e organizados em relatórios e painéis de controle digitais; contribuir para a segurança das informações sensíveis sobre os sistemas, graças a bancos de dados dedicados; facilitar o acesso às partes interessadas, por meio de aplicativos e sistemas de gerenciamento e comunicação remotos; entre outros benefícios.

 

Se a sua organização precisa de soluções personalizadas de automação, painéis elétricos de controle, sistemas de monitoramento e outras iniciativas tecnológicas inovadoras para sistemas hidráulicos industriais, conte com a iTech. Somos especialistas em automação industrial, com mais de 20 anos de experiência e certificada pela International Fluid Power Society (IFPS).

 

Além dos produtos tecnológicos de alta qualidade, contamos com a expertise de profissionais qualificados para a prestação de serviços e orientação das melhores práticas de manutenção preventiva e corretiva, para que as empresas tenham suas máquinas em pleno funcionamento sem custos extras. Entre em contato conosco!

 

 

Leia também:

 

Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?