BLOG
A importância de definir um bom layout para a sua unidade hidráulica
Além de gerar economias significativas em tempo e dinheiro, a escolha correta do layout para um sistema hidráulico interfere nas futuras manutenções da aplicação.
Unidades hidráulicas estão sempre em movimento. Não apenas elas costumam funcionar 24/7 em muitas operações industriais, mas também estão em constante mudança. Isso se deve à necessidade de manutenção regular, troca pontual de componentes e também à evolução das tecnologias hidráulicas.
Quando novos componentes chegam ao mercado, é normal que as empresas tenham interesse em conhecer e testar as novidades. Afinal, em setores cada vez mais acirrados, utilizar tecnologia de ponta é um requisito para manter os processos e resultados competitivos.
Porém, é fundamental planejar corretamente o layout das unidades hidráulicas, para que essas mudanças possam ser realizadas de maneira fluida, sem grandes impactos na operação. Além disso, um layout mal planejado pode gerar grandes períodos de inatividade em momentos de manutenção e dificultar alterações futuras quando novos componentes precisarem ser integrados ao sistema hidráulico em questão.
Economia de custos e aumento na produtividade: vantagens de um bom layout
As vantagens de um bom layout para unidades hidráulicas são várias, mas duas se destacam: economia de custos e aumento na produtividade. O primeiro benefício ocorre porque com a configuração correta as aplicações tendem a funcionar melhor, com menor índice de falhas e, mesmo que estas ocorram, o tempo de manutenção será mais rápido do que em um sistema desorganizado. Assim, os custos de manutenção são reduzidos.
Em consequência disso, devido ao fato de que uma aplicação bem estruturada geralmente demanda menor tempo de inatividade, a produtividade geral aumenta. Portanto, ainda que seja necessário um investimento inicial em planejamento e customização da unidade, a longo prazo essa estratégia pode revelar uma relação de custo-benefício muito positiva.
Pontos de atenção na definição de um bom layout para unidades hidráulicas
Ao iniciar a personalização de uma unidade hidráulica, seja a partir do zero ou utilizando como base uma aplicação já existente, alguns pontos que merecem atenção especial são:
- Análise de recursos: o primeiro passo é avaliar o que a indústria possui à disposição, sejam componentes em uso ou inativos, verba para aquisições e/ou manutenção, equipe etc. Este planejamento auxilia a empresa a organizar ações coerentes com o seu contexto.
- Foco no cotidiano: acima de tudo, o layout da aplicação deve levar em consideração o dia a dia da operação. Configurações que dificultem o acesso a componentes estratégicos ou que interfiram na manutenção preventiva devem ser evitadas a todo custo.
- Visão de longo prazo: por outro lado, é fundamental entender que a aplicação não será a mesma para sempre. Portanto, tente prever quais mudanças possuem maior probabilidade de ocorrer no futuro e estruture uma unidade flexível o bastante para receber alterações e melhorias sempre que necessário.
- Suporte estratégico: a melhor maneira de garantir assertividade nos pontos citados e em vários outros é contar com o suporte estratégico de profissionais especialistas, preferencialmente fornecedores terceirizados. Um olhar “de fora”, vindo de profissionais capacitados e com visão diferente dos colaboradores que já estão habituados com o sistema, pode fazer toda a diferença.
Para mais informações ou para planejar e implementar uma unidade hidráulica com o design mais adequado às suas necessidades, fale com a equipe iTech. Nossos profissionais são qualificados e estão à disposição para ajudar a sua empresa.
Leia também:
- iTech – Soluções para sistemas hidráulicos
- Princípios básicos sobre unidades hidráulicas
- O futuro dos controladores de movimento hidráulico industrial