BLOG
Tecnologia de sensores para análise de fluido hidráulico industrial
A adoção de soluções elétricas e de sensores para análise automatizada de óleo hidráulico é uma tendência de mercado que a sua empresa precisa conhecer e acompanhar.
Existe uma razão muito clara e importante para a existência e necessidade de monitoramento e análise de óleo hidráulico em contextos industriais: evitar que o acúmulo de resíduos e contaminantes causem falhas e danifiquem os componentes do maquinário. Esta é uma premissa que se mantém desde a década de 1940, quando a prática teve início na indústria ferroviária norte-americana. Tantas décadas depois, apesar da permanência do objetivo central, este segmento evoluiu drasticamente para melhor.
Porém, provavelmente nunca houve um momento no qual as mudanças em andamento (e as eventuais transformações a caminho), fossem tão significativas e disruptivas para todo o setor quanto agora. O motivo é a inovação tecnológica proporcionada pela tecnologia de sensores e outras ferramentas de eletrificação, novidades com o potencial de modificar por completo a indústria tradicional.
Cenário atual das soluções para monitoramento de óleo hidráulico
Para entender o que está por vir, é fundamental compreender o contexto vigente no mercado. Os serviços de monitoramento e análise de qualidade para fluidos hidráulicos são essenciais nas mais diversas indústrias, da automobilística a metalúrgica, entre outras. O padrão mais comum é aquele em que uma amostra do fluido é recolhida e encaminhada para um laboratório, onde todas as análises necessárias serão providenciadas.
Este modelo de negócios é amplamente utilizado em todo o mundo, e se destaca por fornecer ótimo custo-benefício para as indústrias contratantes, especialmente quando o valor da análise é comparado aos potenciais custos que uma falha crítica no sistema hidráulico poderia causar. No entanto, embora seja mais cara e ainda inacessível a alguns perfis de clientes, a tecnologia de sensores e a eletrificação têm trazido níveis de inovação elevados o suficiente para indicar, a todo o mercado, que mudanças certamente acontecerão.
Eletrificação, tecnologia de sensores e o potencial disruptivo da inovação
Os primeiros sensores aplicados à análise e monitoramento de óleo hidráulico surgiram há cerca de 20 anos, então não é uma tecnologia recente. O que impressiona cada vez mais é o aumento na capacidade de ação dos sensores modernos. Além dos testes ferrosos, eles também conseguem medir características como número de base de óleo, fuligem, mudanças na viscosidade, depleção de aditivos, contagem de partículas e umidade relativa, por exemplo. Quando instalados em áreas de difícil acesso, seu potencial é ainda mais interessante e valioso para as indústrias que os utilizam.
Em paralelo, a eletrificação de sistemas e motores afeta a indústria na medida em que a maioria esmagadora das empresas de monitoramento e análise atuais especializaram-se em motores à diesel. Com novos tipos de motores ganhando espaço lentamente, é possível que, em alguns anos, as empresas que não se adaptarem estejam diante de um mercado bem mais limitado.
Tanto no caso dos sensores quanto da eletrificação, o principal empecilho ainda é a questão do alto custo. Porém, a tendência é que este dificultador seja atenuado na medida em que novas empresas aderirem a tais tecnologias. Além disso, dependendo das características da operação, os investimentos em tais inovações podem significar ganhos exponenciais em produtividade. Fale com a iTech para obter mais informações sobre sensores de monitoramento e análise de fluido hidráulico industrial e soluções para sistemas elétricos.
Leia também
- Exemplos de tecnologias disruptivas em eletrohidráulica
- A importância de definir um bom layout para a sua unidade hidráulica
Não deixe que fluidos hidráulicos contaminados afetem suas operações