BLOG
Principais marcos da hidráulica industrial no decorrer dos anos
Desde seu surgimento, a indústria hidráulica passou por profundas transformações, aceleradas recentemente pelas crescentes inovações tecnológicas. Conheça algumas.
A ideia de utilizar fluidos hidráulicos como fonte de energia e força em sistemas mecânicos não é nova. O simples fato de que, por milhares de anos, no decorrer da história da humanidade, tradicionais civilizações organizaram-se às margens de grandes rios, lagos e mares, indica a predisposição a utilizar ao máximo um recurso natural fundamental. Exemplos disso são as civilizações chinesa, egípcia, mesopotâmica e tantas outras.
Além do consumo de água para diversos fins, algumas civilizações hidráulicas também costumavam utilizar água como fonte de energia para moinhos, sistemas de irrigação, transporte e outras atividades econômicas. Porém, a hidráulica industrial como conhecemos hoje ainda levaria alguns séculos para se desenvolver.
O matemático Blaise Pascal descreveu os princípios que regem a energia hidráulica pela primeira vez em 1648. Em suas pesquisas, ele descobriu que quando a pressão é aplicada a um fluido em um sistema fechado, a pressão é transmitida através do líquido em todas as direções. Um dos primeiros dispositivos que utilizaram essa premissa na prática foi a prensa hidráulica, amplamente usada em indústrias de todo o planeta ainda hoje.
Nos séculos posteriores, em decorrência da revolução industrial, a hidráulica ganhou cada vez mais destaque e evoluiu para ser essencial nos setores automobilístico, metalúrgico, aeroespacial etc. Confira a seguir algumas das principais mudanças que moldaram a história da indústria hidráulica.
- Criação do Princípio de Pascal, em 1648.
O Princípio de Pascal ou Lei de Pascal, é considerado como sendo a base para o desenvolvimento da hidráulica industrial nos séculos subsequentes.
- Invenção da prensa hidráulica, em 1795.
Joseph Bramah deixou seu nome marcado na história como o inventor de inovações que incluem fechaduras de alta segurança e uma das maiores criações da humanidade: a prensa hidráulica.
- A primeira usina hidrelétrica começa a funcionar, em 1882.
Poucas décadas depois de James Francis inventar a primeira turbina hidráulica, a hidrelétrica de Fox River, em Appleton, Wisconsin, nos Estados Unidos, começou a funcionar.
- Criação do primeiro motor rotativo e acumulador hidráulico, em 1934.
William George Armstrong contribuiu significativamente para a evolução da hidráulica industrial com a invenção do acumulador hidráulico, entre outros dispositivos e motores.
- Democratização de soluções para automação e eletrificação, nos anos 2000.
Após a década de 2000, é difícil definir um único momento ou invenção marcante, devido ao ritmo acelerado e ao altíssimo nível de disrupção em praticamente todos os segmentos industriais. Na hidráulica, destacam-se a consolidação do uso de sensores de alta precisão, ferramentas de automação e monitoramento, inteligência artificial, internet das coisas etc.
Automação e inovação hidráulica para a sua indústria, hoje!
A iTech é especialista em soluções inovadoras e efetivas para sistemas hidráulicos. Conheça nossas soluções e, caso a sua empresa necessite de suporte, fale conosco. Nosso time de profissionais está à disposição para ajudar seu negócio a inovar cada vez mais.
Leia também