BLOG

Hidráulica leve: uma nova oportunidade para fabricantes de produtos hidráulicos

Os componentes hidráulicos leves são opções benéficas para o mercado industrial e, consequentemente, uma oportunidade de crescimento para os fabricantes se destacarem. Saiba mais.

 

 

Leve apenas no tamanho, pois os componentes hidráulicos que possuem pouco peso estão em ascensão e prometem um crescimento contínuo no decorrer dos próximos anos. O motivo é claro, afinal, tais mudanças beneficiam uma variedade de indústrias, de diversos segmentos como: agricultura, transporte, construção civil, indústria alimentícia e muitos outros grandes mercados que necessitam da hidráulica.

 

A redução do peso das peças utilizadas implicam de forma direta no peso total das máquinas e, consequentemente, na sua eficiência, que pode melhorar significativamente. Dessa forma, os componentes mais pesados, como baterias e motores elétricos, por exemplo, não serão um problema.

 

O questionamento que não quer calar é: como? De que forma fabricar produtos hidráulicos leves? Quais materiais utilizar? Nós respondemos a seguir.

 

 

Cilindros de alumínio RAM

 

A RAM é uma excelente referência quando o assunto é fabricação de componentes hidráulicos leves. Eles desenvolveram uma tecnologia de cilindros de alumínios leves, com base nessa necessidade do mercado, de materiais com menor peso, e os clientes podem escolher dentre as opções suas próprias versões exclusivas.

 

 

Cilindro de alumínio RAM

 

O cilindro tem como diferencial um corpo de alumínio com vários componentes internos do mesmo material e uma haste oca. Este formato permite que o componente seja muito mais leve do que um componente convencional.

 

 

Manufatura aditiva como aliada

 

A manufatura aditiva, conhecida também como impressão 3D, é uma das maiores aliadas na missão de fabricar componentes hidráulicos leves. O método tem como principal foco o design dos produtos, mas, tem como princípio também o uso de materiais apenas onde é necessário. Sendo assim, diferentemente da fabricação convencional, que utiliza blocos de metais usinados (que são muito pesados) para criar projetos, na manufatura aditiva a matéria-prima é um pó de metal, o que reduz significativamente o peso dos componentes.

 

 

A importância da escolha dos materiais

 

Além de gerar economias significativas em tempo e dinheiro, a escolha correta dos materiais para a fabricação dos componentes hidráulicos implicam diretamente na qualidade entregue aos clientes.

 

Isso explica o porque a RAM fabrica os cilindros em alumínios. O material é leve, oferece proteção contra corrosões, não requer nenhuma pintura e é facilmente usinado (ao contrário de alguns materiais do mercado atual). Este compilado proporciona maior economia de peso.

 

Além disso, o alumínio é o mais econômico dentre as outras opções de materiais leves, como aços de alta resistência ou materiais compostos, que também são excelentes opções para a redução de peso dos componentes hidráulicos.

 

 

A hidráulica leve ainda é utilizada em poucos segmentos, mas a expectativa é de que a procura aumente ao longo dos anos. A iTech é especialista em soluções inovadoras e efetivas para sistemas hidráulicos e está sempre acompanhando as novidades do mercado. Conheça nossas soluções e, caso a sua empresa necessite de suporte, fale conosco.

 

 

Leia também

Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?