BLOG
12 passos para detectar vazamentos de linhas de ar comprimido
Identificar vazamentos auxilia as organizações a sanarem problemas técnicos em tempo hábil e, assim, reduzir custos com consumo de energia em sistemas industriais.
No contexto industrial, uma das principais aliadas na premissa de prevenir ao invés de remediar é a análise. Em sistemas que utilizam ar-comprimido, por exemplo, o conceito de análise se refere a uma avaliação regular completa da aplicação, de modo a identificar e corrigir vazamentos de linhas de ar.
Se você precisa realizar essa iniciativa nas plantas industriais em que trabalha, saiba que existem 12 passos que, se seguidos corretamente, podem contribuir para o sucesso da análise e, assim, para uma redução de custos energéticos que pode ultrapassar a casa dos 20% de economia. Confira as etapas recomendadas a seguir.
-
Execute uma revisão geral da área a ser analisada
Caminhar por toda a planta industrial prestando atenção a componentes mais suscetíveis a falhas auxiliará a definir quais são as áreas que demandam maior atenção e cuidado.
-
Defina objetivos claros e específicos
Foque em, no máximo, três objetivos para serem atingidos durante a análise, para mantê-la direcionada aos pontos realmente importantes. Atenha-se, preferencialmente, a metas tangíveis e quantificáveis.
-
Defina os métodos de trabalho
Uma análise de vazamentos em componentes e aplicações que utilizam ar-comprimido pode ser realizada por pessoal interno ou uma empresa especialista. Verifique qual alternativa mais se adequa à realidade de sua empresa.
-
Obtenha formas de financiamento para o projeto
Para apresentar a iniciativa à gerência e obter apoio, reúna custos energéticos de períodos recentes, demonstre as etapas previstas e os resultados esperados após a conclusão do programa, de modo a garantir a sua continuidade.
-
Registre parâmetros para analisar o sucesso do projeto
Para saber se os resultados da análise e das correções foram positivos, é necessário realizar benchmarking no sistema de ar-comprimido, revendo processos e dados antecedentes à análise.
-
Determine as ferramentas para detecção de vazamentos
Escute com atenção se há barulhos de vazamentos, utilize detectores líquidos e ultrassom para garantir máxima precisão no processo de mapeamento de possíveis falhas.
-
Priorize a ação para os vazamentos maiores
Após identificar os pontos de atenção, sempre comece com aqueles que geram maior desperdício energético. Portanto, estabeleça uma hierarquia de prioridades.
-
Siga critérios para priorizar as áreas de testes
Preferencialmente, os testes na planta industrial devem ser realizados em áreas de fácil acesso, com alta concentração de equipamentos e possibilidade de gerar dados para documentação de resultados.
-
Defina qual é a documentação necessária
Um fator por vezes negligenciado, mas essencial para o sucesso do programa de análise, é a documentação. Para maior assertividade, organize registros com a localização dos vazamentos, identificação dos componentes afetados e nível de gravidade da situação, por exemplo.
-
Encontre parceiros qualificados para a demanda
Terceirizar uma tarefa tão importante para os resultados da organização deve ser feito somente quando a empresa tiver uma parceria confiável e qualificada para realizar o trabalho. Caso contrário, os resultados podem ficar aquém do esperado.
-
Faça a avaliação e as correções necessárias no sistema
Segurança e verificação efetiva são palavras-chave neste processo. Além de identificar e sanar vazamentos, a equipe envolvida deve garantir que as medidas adotadas estejam em pleno funcionamento e que tenham realmente solucionado os problemas iniciais.
-
Organize e divulgue os resultados da análise
Identificar vazamentos requer trabalho de longa duração e melhoria contínua. Para isso, certifique-se de que os resultados e informações relevantes sejam compartilhados de maneira estratégica com gestores e profissionais responsáveis.
Precisa de suporte com suas aplicações que utilizam ar-comprimido, fale conosco.
Leia também: