BLOG

6 tipos de contaminação que afetam fluidos hidráulicos

O primeiro passo para evitar a contaminação de sistemas hidráulicos e os riscos inerentes a ela, é conhecer os diferentes tipos de contaminantes que afetam os equipamentos.

 

 

Este não é o nosso primeiro e, definitivamente, não será o último artigo sobre contaminação em sistemas hidráulicos. O motivo, já mencionado em outras ocasiões, merece ser destacado novamente: a grande maioria das falhas geradas em aplicações hidráulicas é decorrente dos efeitos diretos e indiretos da contaminação, algo entre 70% e 80% do total mapeado. Os efeitos negativos incluem desgaste de componentes, redução da vida útil dos equipamentos, maior necessidade de manutenção e até mesmo falhas críticas.

 

Diante de um risco tão elevado, o combate à contaminação passa por investimentos em vedação hidráulica adequada, cuidados redobrados com a filtragem do fluido hidráulico, além da utilização de elementos filtrantes de qualidade e com perfil adequado às características da aplicação. Para que todos estes esforços sejam assertivos, é necessário conhecer os diferentes tipos de contaminantes e suas respectivas origens.

 

 

  1. Contaminação injetada

 

A contaminação injetada ou contaminação introduzida é aquela que se origina dos novos equipamentos e componentes. Durante o processo de fabricação e montagem de cada item, surgem partículas de metal, graxa, detritos de soldagem ou pequenos grãos de areia, por exemplo. Ao serem introduzidos na aplicação, estes componentes trazem consigo elementos contaminantes, daí a importância de limpar o sistema nestes processos.

 

 

  1. Contaminação gerada

 

Já a contaminação gerada, como o próprio nome indica, é uma decorrência do próprio funcionamento do sistema hidráulico. O contato constante entre diferentes componentes de metal, além do atrito em itens de borracha como vedações, por exemplo, geram partículas que, quando se acumulam no interior da aplicação, podem causar problemas sérios.

 

 

  1. Contaminação pelo ar

 

A contaminação pelo ar é facilmente identificada devido à espuma que ela costuma causar no fluido hidráulico. Quando há entrada de ar indevida no interior do sistema, isso afeta a compressibilidade do óleo e, consequentemente, interfere na eficiência produtiva. A solução é simplesmente evitar a exposição desnecessária no interior do sistema ao ar.

 

 

  1. Contaminação pela água

 

Além de afetar a compressibilidade do fluido, a contaminação pela água também é uma das responsáveis pela corrosão acelerada dos componentes. As gotículas de água no interior do sistema podem ser originadas principalmente devido à umidade do ar. A filtragem auxilia a reduzir a presença desse tipo de contaminante no óleo, mas, ainda assim, a melhor estratégia de prevenção é evitar a entrada de umidade no sistema.

 

 

  1. Contaminação química

 

Com o passar do tempo, devido ao uso contínuo, o fluido hidráulico começa a sofrer com o processo de degradação. Isso desencadeia reações químicas que podem afetar o sistema, sendo este tipo chamado de contaminação química. Outros fatores que podem desencadear contaminação química é o superaquecimento do sistema e a mistura de diferentes fluidos. Por isso é fundamental seguir as orientações dos fabricantes para garantir que o óleo seja utilizado de acordo com suas características e seu tempo de vida útil.

 

 

  1. Contaminação de partículas injetadas

 

Por fim, a contaminação por partículas injetadas refere-se a quaisquer tipos de partículas que ultrapassam as camadas de defesa do sistema hidráulico e se acumulam em seu interior. Enquadram-se nessa categoria resíduos de lama, poeira, areia e outros que adentram a aplicação através de vedações com vazamento ou durante aberturas para manutenção. É preciso seguir as melhores práticas de manutenção para evitar este tipo de contaminação, além de contar com elementos filtrantes adequados para atenuar seu impacto, uma vez no interior do sistema.

 

 

Agora que você já sabe quais são os tipos de contaminação que precisa evitar a todo custo em suas aplicações hidráulicas, hora de conhecer as soluções mais recomendadas para lidar com o problema. Para receber orientações e um orçamento sob medida, de acordo com as características da operação industrial e do sistema hidráulico utilizado em sua empresa, entre em contato com a gente.

 

 

Leia também:

 

Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?