BLOG
Como controlar o movimento entre dois ou mais atuadores hidráulicos
Diversas aplicações hidráulicas demandam que dois ou mais atuadores (cilindros), se movimentem de forma simultânea. Existem alguns métodos para garantir essa necessidade, sendo alguns mais eficazes e recomendados do que outros. Veja a seguir.
Os cilindros hidráulicos, também chamados de atuadores, são componentes indispensáveis para os mais diversos tipos de sistemas industriais. São eles os responsáveis por transformar a energia hidráulica em energia mecânica, a partir de seus movimentos pré-definidos no sistema.
Dependendo do perfil do sistema hidráulico em que são utilizados, é comum a necessidade de que dois ou mais atuadores se movimentem em conjunto, mantendo, por exemplo, a mesma velocidade e posição. Controlar essa atuação simultânea exige precisão e há diferentes métodos para garantir resultados assertivos.
A evolução do controle de atuadores hidráulicos
Antigamente, um dos modelos mais comuns e utilizados para controle simultâneo de atuadores hidráulicos consistia em, simplesmente, agrupar cilindros que seguiam a movimentação de um atuador mestre. Este tipo de controle é problemático por diversas razões. Ele não permite a eventual desaceleração do atuador mestre, caso um dos servos não consiga acompanhar a movimentação. Também é complexo calcular a velocidade exata do mestre, em decorrência de ruídos de feedback, e os servos acabam por invariavelmente atrasar a posição do mestre, o que afeta todo o sistema durante seu funcionamento.
Com a modernização das soluções disponíveis, já é possível adotar abordagens bem mais eficazes e seguras. Atualmente, os controladores de movimento atuam de maneira individualizada para cada atuador, definindo sua posição, velocidade, aceleração, variações de movimentos etc. Ao garantir que o atuador mestre se encontra livre de ruídos, essa abordagem permite que ele gere as velocidades e alvos exatos para cada servo, o que reduz significativamente o número de erros e falhas.
Mecanismos e componentes modernos para controle de cilindros
Em geral, os tipos de atuadores mais comuns em sistemas hidráulicos atuais são cilindros de dupla ação, formados por uma haste e um pistão. Por meio de duas entradas localizadas no final de cada atuador, a pressão do fluído hidráulico é a responsável por gerar a movimentação dos cilindros a partir de uma válvula de controle direcional, geralmente uma válvula de quatro vias. A partir dela, o fluido se desloca pelo cilindro passando pela válvula de controle regular até atingir a válvula de retorno.
Obviamente, essa é apenas uma maneira de controlar o movimento entre dois ou mais atuadores hidráulicos. Sistemas específicos exigem soluções personalizadas, e apenas a avaliação de um especialista pode garantir quais são as alternativas mais adequadas para a realidade da sua indústria. De acordo com a demanda, outros componentes e diferentes formatações dos itens listados podem ser aplicadas para obter melhores resultados.
Para analisar os principais tipos de válvulas, cilindros, conexões, acessórios e outros componentes úteis para sistemas hidráulicos, navegue por nossa página de produtos.
Leia também: