BLOG
Como economizar energia em sistemas hidráulicos usando servomotores
A utilização de servomotores no acionamento de bombas pode gerar, entre outras vantagens, grande economia de energia e aumento na produtividade dos sistemas hidráulicos, aproximando seu desempenho ao dos sistemas elétricos.
Em geral, Unidades de Energia Hidráulica (ou Hydraulic Power Units – HPUs), utilizadas em sistemas hidráulicos industriais, necessitam de bombas de deslocamento variável para seu funcionamento. Otimizar este recurso é um meio para gerar economia de energia sempre que os ciclos da máquina em questão não exigem potência total. É aí que entram em cena os servomotores, que, de modo simplificado, podem ser definidos como motores inteligentes e capazes de acionar circuitos hidráulicos. Saiba mais sobre este componente e sobre seu papel efetivo na economia de energia.
O que são servomotores (ou servobombas)?
Existem diversos tipos de motores elétricos para fins industriais disponíveis no mercado. Em geral, eles são classificados em duas categorias: motores de corrente contínua (CC) e motores de corrente alternada (CA). Um dos tipos de motores que pode ser encontrado em ambas as categorias é o servomotor.
Como o próprio nome do componente indica, os servos são projetados com a finalidade de auxiliar sistemas e aplicações realizando ações de controle de movimento com precisão, reversão rápida e de alto desempenho, por exemplo. Portanto, podem ser definidos como “uma máquina, eletromecânica, que apresenta movimento proporcional a um comando, como dispositivos de malha fechada”.
Por ser um componente muito versátil, seu uso na indústria pode ser explorado de diversas maneiras. Em sistemas hidráulicos industriais, uma de suas aplicações mais comuns envolve a injeção e o fechamento das bombas em momentos distintos, ou movimentos simultâneos entre as operações de abertura e fechamento do molde e injeção.
Utilizando servomotores para economizar energia
Após entender de maneira breve os princípios de funcionamento dos servomotores, é possível abordar seu papel na economia de energia e de recursos durante operações industriais. O servomotor recebe sinais de comando da máquina e, de acordo com a necessidade do ciclo, o mecanismo acelera ou diminui sua velocidade, controlando o ritmo da bomba que se encarrega da vazão do óleo para o sistema hidráulico.
Ao promover este controle personalizado do motor, os servos contribuem para a economia de diversos recursos. O principal deles é a economia de energia e o alcance de maior eficiência, a partir da adequação do motor ao ritmo necessário. Outro recurso economizado é o óleo, tendo em vista que a quantidade disponibilizada durante a operação é significativamente menor do que em sistemas convencionais. Nestes, é comum a liberação de quantidade de óleo quase 50% superior ao necessário para garantir que a correção de parâmetros controlados seja bastante ágil. A partir do uso dos servomotores, o volume excessivo de óleo pode ser reduzido em quase 10 vezes, com liberação extra de aproximadamente 5%.
O impacto de servomotores na utilização de recursos pode significar grande economia a longo prazo. Saiba mais sobre a iTech e conheça nossas soluções para sua empresa