BLOG

Como reduzir as vibrações e evitar desgastes nas vedações de sistemas hidráulicos

O excesso de vibrações durante o funcionamento das aplicações hidráulicas pode gerar desgastes e comprometer a vida útil de diversos componentes. Veja como evitar isso.

 

 

Em sistemas hidráulicos, um dos problemas que podem gerar desgastes nas vedações e comprometer a eficiência da operação é o excesso de vibrações. Isto ocorre quando há pouca ou nenhuma lubrificação nas hastes dos pistões. Devido a essa falta de lubrificação, o atrito gerado pelo movimento dos pistões acaba gerando ruídos e vibrações durante seu funcionamento.

 

No geral, este não é um problema grave ou urgente. Ele costuma causar apenas ruídos incomuns, mas não afeta imediatamente a operação. Porém, a longo prazo, a vibração excessiva pode degradar componentes internos, acelerar o desgaste da aplicação, causar rachaduras e perda de peças, por exemplo. Por ser uma questão de fácil solução, vale a pena saná-la assim que for identificada para evitar prejuízos e efeitos colaterais mais complexos no futuro. Afinal, caso ocorra desgaste nas vedações, todo o sistema pode ficar vulnerável à contaminação.

 

 

A relação entre vibração e desgaste em sistemas hidráulicos

 

A lubrificação adequada é fundamental para o pleno funcionamento de qualquer sistema hidráulico. Sem a presença de óleo nos pontos necessários, o atrito entre os componentes simplesmente seria insustentável, visto que haveria desgaste acelerado e necessidade constante de manutenção, reposição etc. Isso se aplica inclusive nas vedações hidráulicas.

 

A principal função das vedações é manter o interior da aplicação hidráulica protegido de partículas externas, além de atuar como conexão entre diferentes pontos do sistema. Justamente por possuir essa função e por se conectar a outros elementos, a ausência de lubrificação e o excesso de vibrações pode causar desgaste e perda nas vedações. O enfrentamento a este problema deve levar em consideração, principalmente, o material das vedações selecionadas para o seu sistema hidráulico.

 

Veja também: O que é cavitação e como evitá-la em sistemas hidráulicos

 

Tipos de materiais de vedações hidráulicas industriais e a importância dos testes

 

As soluções para vibrações excessivas são duas: avaliar os tipos de materiais utilizados nas vedações selecionadas e, em paralelo, promover ampla testagem para identificar e atacar a exata fonte do problema. No que diz respeito aos materiais, a maioria das vedações possuem propriedades elásticas, porque é da natureza de sua função no sistema. O importante é testar as características de amortecimento de diferentes materiais elastoméricos para eliminar vibrações e ruídos.

 

E por falar em testes, a utilização de um sensor de aceleração tridimensional adaptado pode auxiliar a medir a frequência de vibração durante o movimento da haste do pistão em diferentes velocidades e cargas de pressão. Assim, é possível verificar a necessidade de ajustes no material ou no design da configuração das vedações

 

A iTech é especialista em automação industrial e trabalha com soluções e componentes diversos para o segmento hidráulico. Entre em contato conosco para conhecer nosso catálogo de produtos e solicitar um orçamento. Estamos à disposição para lhe ajudar a aprimorar seus sistemas hidráulicos e, assim, aumentar a produtividade, lucratividade e confiabilidade da sua operação. Conte com a gente!

 

 

Leia também:

Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?