BLOG

Diferenças e semelhanças entre transistores, amplificadores e válvulas

Em sistemas industriais, existem diversos pontos em comum entre componentes elétricos e hidráulicos, bem como muitas diferenças. Descubra algumas neste comparativo entre transistores, amplificadores e válvulas.

 

 

No contexto industrial, existem inúmeras combinações de componentes que podem ser personalizados em cada sistema, seja ele hidráulico ou pneumático. Devido à versatilidade e diversidade de opções disponíveis, somadas à inovação tecnológica, é possível adaptar recursos e funcionalidades de acordo com as necessidades e objetivos da organização.

 

Dentre os componentes que compõem uma planta industrial, temos os atuadores pneumáticos e elétricos, as bombas hidráulicas, os acumuladores e tantos outros. Alguns destes elementos podem até ser confundidos, devido às características que possuem ou à função que exercem, como é o caso dos transistores, dos amplificadores e das válvulas.

 

 

O que são transistores, amplificadores e válvulas?

 

Antes de abordar os componentes individualmente, é preciso compreender o que é amplificação. No contexto da eletrônica, o dicionário define o termo como a intensificação da energia de um sinal sem alterar a sua forma. Em outras palavras, todo recurso que aumenta um sinal (sonoro, elétrico etc.), atua com função amplificadora. Transistores, amplificadores e válvulas são exemplos disso.

 

Transistores são pequenos dispositivos de caráter semicondutor, utilizados para controlar o fluxo de eletricidade em um equipamento eletrônico. O componente foi inventado em 1947 e, gradualmente, substituiu as válvulas termiônicas em dispositivos de uso popular como rádio e televisão, sendo posteriormente aplicado em circuitos e chips de computador, por exemplo. Na indústria, os transistores são fundamentais porque desempenham a função básica de amplificar correntes elétricas ou barrar sua passagem, quando necessário.

 

Amplificadores geralmente são sensores que auxiliam na detecção e rápida resposta em processos automatizados. Por meio deles, é possível, por exemplo, efetuar ajustes de sensibilidade e pressão interna no sistema, em conjunto com elementos e sistemas de inteligência artificial, monitoramento remoto e outros componentes de automação. Por ser um item diretamente ligado à precisão no desempenho da planta industrial, é imprescindível que os sensores amplificadores sejam de alta qualidade e confiabilidade.

 

Válvulas são um dos elementos industriais mais comuns e importantes em todo o mundo. Elas são utilizadas para coordenar o fluxo hidráulico nas tubulações do sistema, controlando a vazão do fluido e liberando-o ou contendo-o de acordo com os comandos recebidos. Válvulas industriais podem ser mecânicas ou eletrônicas (válvulas eletro-hidráulicas). Por serem utilizadas em plantas industriais dos mais diversos portes e segmentos, válvulas industriais podem ser encontradas em grande variedade de tipos e tamanhos, cada uma adequada a determinadas finalidades.

 

 

Analogia entre componentes elétricos e hidráulicos em sistemas industriais

 

A breve descrição dos componentes acima revela que, embora as funções básicas possam ser semelhantes, a atuação prática de cada um conta com peculiaridades que precisam ser conhecidas e compreendidas por todo profissional que atua com hidráulica industrial. Uma analogia que pode ser desenvolvida no que diz respeito aos componentes elétricos e hidráulicos é que estes podem ser vistos como ferramentas de controle (de fluxo, de energia, de processos etc.), fundamentais para uma operação assertiva e produtiva.

 

Para implementar recursos hidráulicos ou soluções em automação em sua organização, conte com o suporte dos especialistas do time iTech. Nossa equipe está preparada para compreender sua demanda e apresentar as melhores possibilidades para atendê-las.

 

 

Leia também:

Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?