BLOG

Fluidos hidráulicos água-glicol: economia, eficiência e sustentabilidade

Os fluidos do tipo água-glicol (HFC) frequentemente são associados ao aspecto sustentável das operações industriais, mas as suas vantagens não se restringem apenas a isso. Conheça outros benefícios desta solução.

Quando o tópico sustentabilidade começou a receber grande atenção das organizações, governos, mídia e da sociedade, de modo geral, muitas pessoas apostaram que se tratava de um modismo. Atualmente, a realidade é outra. Diante das mudanças climáticas, bem como da necessidade de agir para promover a utilização equilibrada dos recursos naturais e preservar o meio ambiente, a sustentabilidade se consolidou como palavra de ordem em todos os tipos de indústria.

Em operações industriais que utilizam aplicações hidráulicas, existem inúmeras iniciativas e tecnologias capazes de tornar os sistemas mais sustentáveis, e uma delas são os fluidos hidráulicos água-glicol, também chamados de HFC.

Fluidos HFC são úteis em indústrias variadas, de siderúrgicas a usinas. Imagem: Kateryna Babaieva / Reprodução

 

Economia de recursos, eficiência operacional e sustentabilidade industrial

Um fluido de tipo água-glicol é uma solução hidráulica que mistura água e o anticongelante glicol, em geral na proporção de 40% e 60%, respectivamente. Portanto, estes são fluidos sintéticos, resistentes ao fogo, que garantem ótima proteção e lubrificação, ao mesmo tempo em que são mais sustentáveis do que óleos tradicionais de base mineral, porque não são tóxicos e podem até mesmo ser biodegradáveis.

Se apenas o fator sustentabilidade não é suficiente para justificar a utilização dos fluidos HFC, saiba que suas vantagens não param por aí. Além da resistência ao fogo e de outros benefícios listados abaixo, os fluidos hidráulicos água-glicol podem contribuir para dois aspectos cruciais nas indústrias: economia de recursos e eficiência operacional.

A economia é uma vantagem decorrente não apenas dos preços bastante razoáveis da solução, mas também do baixo custo com limpeza que, a longo prazo, faz a diferença nas finanças de qualquer planta industrial. Já a eficiência é uma característica inerente aos bons sistemas hidráulicos à base de água, que podem ser usados em siderúrgicas, usinas de energia e outras plantas onde o risco de incêndio é um fator crítico.

 

Conheça nossos produtos para sistemas hidráulicos industriais e solicite um orçamento para as soluções que sua empresa precisa.

 

Outros benefícios além dos fluidos hidráulicos água-glicol

Para quem ainda não está convencido de que os fluidos HFC possuem a capacidade de atender todos os requisitos de lubrificação e qualidade, somando outros benefícios à operação, segue uma lista ampliada de vantagens:

  • Segurança: em plantas industriais que apresentam riscos críticos de incêndios, os fluidos hidráulicos água-glicol promovem a segurança por serem, em sua maioria, aprovados com grande resistência a fogo;
  • Proteção contra desgaste: por apresentarem índices de viscosidade superiores a outros tipos de fluidos resistentes a fogo, os HFCs garantem excelente lubrificação em diferentes temperaturas, o que amplia a vida útil dos componentes da aplicação;
  • Proteção contra ferrugem e corrosão: apesar de serem desenvolvidos à base de água, os fluidos água-glicol possuem inibidores de corrosão muito eficazes;
  • Previsibilidade da vida útil: este tipo de fluido pode ser monitorado e testado com facilidade, de modo que definir os períodos de substituição é uma tarefa simples para os operadores.

Leia também:

 

Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?