BLOG
IoT traz soluções para problemas em sistemas hidráulicos e pneumáticos
A Iot – Internet das Coisas chegou trazendo soluções para diversos mercados, e os sistemas hidráulicos e pneumáticos também se beneficiam com esta interconexão digital. Quer saber como? Continue a leitura!
Presente em praticamente todos os setores, a Internet das coisas (IoT) permite a integração de objetos físicos com o digital, por meio de softwares, sensores e dispositivos extremamente tecnológicos e modernos. O uso de dados, atrelados ao avanço digital, não poderia ter dado tão certo. É, realmente, incrível!
As informações, que são coletadas de forma ágil, permitem que os fabricantes de peças hidráulicas e pneumáticas obtenham dados úteis sobre o desempenho das máquinas e componentes, e com isso conseguem atingir melhores resultados. Tudo é feito com cálculos baseados em nuvem, análises, sensores e demais sistemas inteligentes.
De que forma os sistemas hidráulicos e pneumáticos se beneficiam?
A cada dia, as soluções de IoT tornam-se mais sofisticadas e, ao mesmo tempo, mais acessíveis a indústrias de diferentes portes. Os investimentos são viáveis e os resultados tendem a ser muito positivos.
Os sistemas pneumáticos e hidráulicos que, até pouco tempo atrás, eram puramente mecânicos ou dependentes de ações humanas para a sua execução, hoje, com a Internet das Coisas, são totalmente automatizadas. Para entender melhor, separamos em tópicos os principais benefícios. Confira abaixo.
- Redução de custos e aumento da produtividade
A adoção de IoT proporciona economia de energia em manutenções preditivas, e mais produtividade com o monitoramento.
- Melhoria contínua
É possível analisar várias plantas de modo a gerar comparativos minuciosos e relevantes, identificando possíveis falhas e oportunidades de melhoria contínua.
- Satisfação dos clientes finais
A IoT em sistemas hidráulicos e pneumáticos pode beneficiar muito os clientes finais de um fabricante, reduzindo seu tempo de inatividade, pois os reparos podem ser feitos antes de uma falha crítica em vez de depois.
- Amostragem de óleo
Por muito tempo a amostragem de óleo frequente, nos equipamentos hidráulicos, foi difícil. Agora, a partir da eletroquímica e outras técnicas, os sensores detectam a qualidade do óleo.
- Personalização
Diferentes sensores, monitores e outros componentes possibilitam ampla adaptação de acordo com cada contexto.
A Iot – Internet das Coisas, apesar de ser incrível, infelizmente, ainda não é explorada em sua total capacidade. Porém, quem a usa, acaba se destacando. É essencial contar com os parceiros certos (fabricantes, provedores, entre outros), pois não é um único componente hidráulico ou pneumático que estará em jogo, e sim uma solução pertinente e inovadora que atende todas as necessidades do cliente.
Não perca tempo e embarque na revolução digital hoje mesmo, investindo em soluções de automação, controle e inovação. Conte conosco neste processo.
Leia também