BLOG

Os 4 tipos de circuitos pneumáticos mais utilizados na indústria

Alguns componentes de circuitos pneumáticos são amplamente usados e isso não é por acaso. Seja por permitirem utilização individual ou complementação e montagem em sistemas mais complexos, estes quatro tipos de circuitos se destacam.

Sistemas hidráulicos e pneumáticos serão temas recorrentes por aqui, simplesmente porque há muito a ser dito sobre o assunto. De componentes específicos a economia de energia, passando por filtragem e requisitos funcionais, cada tema pode render várias discussões relevantes e gerar informações úteis para quem lida com demandas industriais.

O assunto de hoje são os tipos mais comuns de circuitos pneumáticos, usados individualmente ou na montagem de sistemas mais amplos. Confira os quatro tipos mais utilizados na indústria.
 

Circuito para preparação de ar comprimido

Ar comprimido é essencial para o funcionamento de sistemas pneumáticos. Porém, antes de ser efetivamente utilizado em qualquer tipo de componente, ele precisa ser preparado. Isso ocorre para que sua pressão não danifique componentes e acabe se tornando um problema. Por isso, circuitos para preparação de ar estão presentes em praticamente todo tipo de indústria que utiliza sistemas hidráulicos.

Exemplos de Unidades de Preparação de Ar. Clique para fazer o download do catálogo.

 

Circuito com cilindros de ciclo contínuo

Válvulas e cilindros podem ser usados conjuntamente para, entre outras funções, automatizar ciclos sem a necessidade de comandos externos. Assim surgem circuitos de uso contínuo, cuja função é basicamente fornecer ar comprimido para as válvulas automaticamente. Válvulas de controle de fluxo são utilizadas para ajustar a velocidade do ciclo, como pode ser visto no exemplo de esquema técnico abaixo.

Esquema técnico de um circuito com cilindros de ciclo contínuo. Fonte: MPT

 

Circuito com cilindros de dupla ação

Outro circuito bastante comum consiste na utilização de uma válvula solenoide para estender e retrair um cilindro de dupla ação. O ar comprimido filtrado, vindo do circuito para preparação de ar, alimenta a válvula solenoide que é controlada por um PLC – Programmable Logic Controller, como mostra o diagrama a seguir.

Esquema técnico de um circuito com cilindros de dupla ação. Fonte: Chinmay Academy

 

Circuito de controle bimanual

Circuitos de controle bimanual também são muito comuns e  usados, por exemplo, para controle de segurança em aplicações de prensa. É o caso do esquema fictício abaixo. Ele apresenta um circuito formado por dois botões pneumáticos configurados como válvulas de três vias. A segurança desse sistema ocorre porque ambos os botões devem ser pressionados simultaneamente para dar início à rotação.

Esquema técnico de um circuito de controle bimanual. Fonte: H&P

 

Lembrando que este exemplo é apresentado para fins didáticos, pois em circuitos de prensas, devem ser obedecidas às normas de segurança vigentes, que no caso do Brasil, à NR-12. Para soluções sobre segurança de prensas, sejam elas acionadas por circuitos hidráulicos ou pneumáticos, visite nosso site.

Para identificar, montar e gerenciar os tipos de circuitos mais adequados para a sua organização, conte com o suporte de especialistas. Cada tipo de operação exige soluções diferentes e é preciso atenção aos detalhes, experiência prática e recursos técnicos para implantar os mecanismos mais assertivos, amenizando riscos de falhas e gerando, assim, maior produtividade e lucratividade para a empresa.

 

Leia também:

 

Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?