BLOG

Por que equipamentos hidráulicos novos são mais suscetíveis à contaminação?

A utilização de componentes hidráulicos mais modernos contribui para o aumento da produtividade e da eficiência, mas também amplia o risco de contaminação. Saiba mais.

 

 

Não existe nenhuma dúvida de que a modernização dos equipamentos e soluções específicas para sistemas hidráulicos é extremamente positiva. Componentes mais novos agregam muito ao funcionamento das aplicações: por meio deles, é possível integrar recursos de IIoT às plantas industriais, obter mais dados sobre funcionamento, falhas e possibilidades de melhoria contínua, gerar aumento significativo na produtividade, na velocidade, no controle e na eficiência da empresa, de modo geral.

 

Porém, a utilização de novos equipamentos traz consigo uma desvantagem crítica que deve ser conhecida, compreendida e abordada de maneira assertiva, para que os pontos positivos da mudança se sobressaiam em relação aos aspectos negativos. Equipamentos hidráulicos novos são muito mais suscetíveis à contaminação. Entenda o porquê dessa característica e saiba como agir para evitar a presença de contaminantes no sistema em equipamentos recém-alterados.

 

 

Principais causas de contaminação em novos componentes

 

No ambiente industrial, a evolução costuma representar a troca de um aspecto por outro, na medida em que um aumenta e outro diminui. Considere os equipamentos hidráulicos, por exemplo: os modelos mais recentes destacam-se em questão de precisão, rapidez e versatilidade, mas, ao contrário dos modelos antigos, não conseguem lidar tão bem com a presença de contaminantes.

 

Portanto, a causa central dessa maior sensibilidade está na própria concepção dos equipamentos. Para fazer mais com menos, atingindo os altos níveis de eficiência necessários no contexto atual, os componentes são menos tolerantes à contaminação. É uma troca justa e que vale a pena, porque é possível controlar a contaminação e usufruir de um sistema altamente eficiente.

 

 

Saiba mais sobre filtragem de óleo e controle de contaminação em sistemas hidráulicos.

 

 

Como evitar a contaminação em novos equipamentos hidráulicos?

 

A solução para o problema apontado, como era de se esperar, passa pela realização efetiva de manutenções preventivas, pelo investimento em elementos filtrantes de alta qualidade e pelo cuidado com o fluido hidráulico utilizado no sistema. A manutenção contribui no processo de verificar vestígios de contaminação antes que estes gerem impactos irreversíveis, tais como corrosão de componentes e, consequentemente, excesso de resíduos de desgaste no fluido.

 

Da mesma forma, a filtragem de óleo desempenha um papel importante no processo de manutenção da qualidade, inclusive em fluidos novos. Ao contrário do que possa parecer, mesmo um fluído “fresco” carrega diferentes tipos de contaminantes, então não basta promover a troca do óleo sem que, em paralelo, sejam adotados cuidados com a temperatura da aplicação, com a armazenagem do fluido antes de sua inserção no sistema hidráulico e com os tipos de filtros utilizados.

 

Em síntese, a adoção de novos equipamentos traz mais vantagens do que desvantagens para a realidade da sua organização. E mesmo nos pontos em que pode haver riscos, como é o caso da contaminação, basta promover as ações necessárias com o suporte de uma equipe especializada e a tendência é de que os problemas deem lugar a soluções muito benéficas para a empresa.

 

 

Leia também:

Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?