BLOG
Principais tipos e funções de cilindros pneumáticos
Cilindros são os responsáveis por transformar ar comprimido em força nos sistemas industriais. Conheça os principais tipos e funções do componente.
Cilindros, cilindros de ar ou atuadores pneumáticos são componentes mecânicos muito versáteis. Sua função básica em um sistema industrial é converter ar comprimido em movimento linear ou na força necessária para determinada ação. Para isso, os cilindros podem exercer ações como empurrar, puxar, levantar, abaixar, girar ou prender outros elementos e cargas.
Assim, diante de tamanha mobilidade, os cilindros podem entregar diferentes níveis de força e de velocidade, de acordo com as características e necessidades da aplicação na qual forem utilizados. Obviamente, diferentes perfis de ação exigirão diferentes atributos dos cilindros usados, por isso é possível encontrar tantas opções no mercado. Conheça a seguir os principais tipos de cilindros e suas respectivas funções.
Tipos de cilindros por material e construção do corpo
Para segmentar os cilindros em grupos distintos, é possível analisá-los a partir de seu material de composição, o estilo de construção do corpo do componente e sua aplicação prática. No que diz respeito aos materiais, os mais comuns são:
- Aço;
- Aço inoxidável;
- Alumínio;
- Latão niquelado;
- Diferentes tipos de polímeros;
A escolha do material depende, entre outros fatores, da quantidade e peso das cargas a serem movimentadas, da temperatura e umidade no sistema, e da necessidade de peças reparáveis ou não reparáveis, por exemplo.
O corpo do cilindro é formado, basicamente, por um pistão e uma haste que se movem no interior de uma câmara fechada. Ainda assim, essa simplicidade não impede que existam diferentes construções do componente, que podem ser redondos, compactos, em formato de cartucho etc., destacando-se os seguintes tipos:
- Cilindros de haste são os mais tradicionais e simples;
- Cilindros rebaixados possuem uma extremidade rebaixada e fixada;
- Cilindros de extremidade rosqueada têm uma extremidade conectada a um corpo em forma de tubo;
- Cilindros de peça soldada possuem uma extremidade soldada ou cravada ao tubo.
Confira a linha completa de cilindros pneumáticos disponíveis no catálogo da iTech.
Tipos de cilindros por aplicação prática e ação
A definição mais comum dos cilindros pneumáticos se dá por sua aplicação no sistema, isto é, pela ação que será realizada. Neste sentido, são três os tipos mais comuns:
- Cilindros de ação simples: possuem apenas uma porta, ou seja, aceitam a entrada de ar comprimido apenas em um lado do cilindro. Do outro lado do pistão, o volume acumulado é ventilado para a atmosfera;
- Cilindros de ação dupla: possuem uma porta em cada extremidade, de modo que o ar comprimido é usado para movimentar o pistão para frente e para trás. Assim, podem desempenhar movimentos mais complexos em diferentes direções;
- Cilindros de haste passante: são uma variação dos cilindros de ação dupla, com o diferencial de conter hastes em ambas as extremidades do êmbolo.
Como identificar e selecionar os cilindros adequados para cada sistema
Como já mencionado, a grande variedade de cilindros existentes se deve à ampla gama de funções e perfis possíveis para cada sistema. A identificação e a escolha do cilindro adequado depende de uma série de fatores e não podem ser realizadas sem avaliação prévia. Conte com o suporte de especialistas para analisar as peculiaridades da sua aplicação e, a partir disso, definir quais são as alternativas mais viáveis.
Leia também: