BLOG

Requisitos funcionais de segurança para válvulas eletro-hidráulicas

A utilização de válvulas certificadas a partir de normas e diretrizes internacionais amenizam riscos, ampliam a vida útil dos equipamentos e refletem em economia de tempo e recursos para a organização. Saiba mais sobre o papel dos requisitos funcionais de segurança.

 

A utilização de válvulas eletro-hidráulicas é imprescindível para operações industriais dos mais diversos tipos. Um sistema hidráulico é sinônimo de força, velocidade e precisão para equipamentos necessários no manuseio de cargas. Justamente por desempenhar um papel crucial em processos da linha de produção, é impossível abordar este tema sem falar sobre segurança. Utilizar componentes que atendem aos requisitos funcionais de segurança não é apenas uma questão de cumprimento obrigatório de legislações, mas uma ação que pode representar economia para a organização a médio e longo prazo.

 Principais normas e diretrizes de segurança: SIL (Safety Integrity Level) e PL (Performance Level)

Atualmente, as diretrizes mais importantes no que diz respeito às funções de segurança são SIL (Safety Integrity Level) e PL (Performance Level), originárias, respectivamente, das normas IEC 61508/IEC 61511 e DIN EN ISO 13849-1. Entre outros pontos, tais normas e diretrizes possuem o intuito de estabelecer, de maneira padronizada, sob que circunstâncias os sistemas devem permanecer desempenhando sua função sem a presença de falhas. Embora os métodos utilizados sejam distintos, ambos os padrões atingem os mesmos objetivos e resultados quando aplicados corretamente.

 

Um dos índices responsáveis por medir a eficácia da função de segurança de um componente é a probabilidade de falha (PF), isto é, a chance de um mau funcionamento ou um erro do sistema em questão. Quanto menor essa probabilidade, maior o nível de confiabilidade do produto. Este índice é variável e sofre impactos diretos de fatores externos como variação de temperatura, umidade, exposição à luz solar, vibrações e manutenção irregular. Daí a importância de investir em manutenção preventiva industrial.

A norma EN/ISO 13849-1 define o nível de performance (PL) numa escala de “a” a “e”, sendo “PLe” o maior índice de risco. Fonte da imagem: TUV

 

Vantagens das válvulas que atendem aos requisitos funcionais de segurança

Existem válvulas eletro-hidráulicas certificadas por uma ou mais normas de segurança, desempenho e compliance, como é o caso da marca italiana Atos, por exemplo. Trabalhar com fornecedores e componentes que transmitem tamanha confiabilidade apresenta uma série de vantagens para a sua organização:

 

  • Por atuarem como mecanismos de segurança, estas válvulas limitam drasticamente os riscos potenciais de danos ao equipamento e a seus operadores, impedindo a realização de movimentos inadequados e perigosos nos eixos elétrico-hidráulicos durante os ciclos de produção;
  • Utilizar válvulas certificadas propicia um ou mais índices de parâmetro para manutenções regulares, de modo a garantir que os componentes estejam sempre em pleno funcionamento de acordo com as escalas de performance e integridade;
  • As válvulas eletro-hidráulicas de segurança certificadas eliminam a necessidade de teste e validação individual de componentes para cumprir os requisitos e padrões de segurança aplicáveis. Isso significa grande economia de tempo em processos de certificação organizacional, por exemplo.

 

Para adquirir componentes certificados com nível de qualidade internacional, navegue pelo portfólio de produtos da iTech. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?