BLOG

Transformação digital, inovações tecnológicas e o “novo normal” da indústria.

 

A adoção de novas tecnologias e modelos de negócio inovadores na indústria foi acelerada pela pandemia do novo coronavírus. Diante de tantas mudanças drásticas, como adaptar o seu negócio ao mercado?

 

Tecnologia e indústria são palavras que caminham juntas. Desde a revolução industrial, iniciada na segunda metade do século XVIII, muita coisa mudou. A velocidade e a proporção das transformações atuais são tão grandes que a sociedade já se encontra na fase da chamada Indústria 4.0. A marca dessa nova etapa, também conhecida como quarta Revolução Industrial ou Manufatura Avançada, é a transformação digital.

De forma bastante resumida, o conceito de transformação digital refere-se à adoção de tecnologias disruptivas para solucionar problemas tradicionais de maneira inovadora, ampliando, de maneira exponencial, a produtividade, a assertividade e o lucro das organizações, dentre outros aspectos.

Nos últimos anos, especialmente após a pandemia de Covid-19, a transformação digital das indústrias em todos os setores e portes deixou de ser uma escolha para se tornar uma necessidade. Para compreender como se encontra o “novo normal” do segmento industrial e se adaptar a ele, é necessário conhecer alguns fatores de destaque neste processo.

 

Fatores cruciais para a transformação digital industrial

De modo geral, o simples fato de que negar os avanços tecnológicos seria uma “sentença de morte” para muitas empresas já é indício de que a transformação digital é inevitável.

Porém, embora suas causas possam variar de acordo com o segmento, a localização e outras peculiaridades de cada mercado, há dois grandes grupos de fatores externos que desempenham um papel importante na aceleração das mudanças tecnológicas.

  • Fatores econômicos e geopolíticos: necessidade urgente de produtividade e economia de recursos, impactos da globalização na flutuação dos preços e variações cambiais, crises diplomáticas ou institucionais, entre outros.
  • Fatores ambientais e sanitários: preocupações crescentes com as mudanças climáticas e seus efeitos, pandemias, controle de qualidade cada vez mais rígido, ascensão da qualidade de vida e da saúde mental como aspectos valorizados etc.

A transformação digital é uma aliada do trabalho humano na indústria. Foto: Pexels / Reprodução

 

Inteligência artificial e novos modelos de negócio na indústria

Após entender os elementos que se encontram no ponto de partida da transformação digital, é importante avaliar quais são as tendências que se destacam. Há uma infinidade de ferramentas, metodologias, inovações tecnológicas e processuais em ascensão, como é o caso do uso de drones e veículos autônomos, por exemplo. Outras possibilidades, apesar de recentes, já se consolidaram, como recursos de realidade virtual, automação, sistemas de monitoramento etc.

No entanto, duas tendências da transformação digital se destacam por estarem em processo rápido de democratização em diferentes mercados globais: as inteligências artificiais e os modelos de negócio disruptivos na indústria.

A inteligência artificial (IA), vem ganhando espaço com velocidade incrível. Suas aplicações são extremamente versáteis, de modo que praticamente não existe nenhum setor que não possa se beneficiar de suas vantagens. Muitos especialistas acreditam que o uso de IAs para captação e análise de dados, melhorias operacionais e conectividade será um divisor de águas na Indústria 4.0, desde que as empresas possuam um planejamento consistente e expertise na utilização das funcionalidades.

Além disso, iniciativas inovadoras e modelos de negócios criativos vêm sendo bem recebidos no setor industrial. Startups e empresas já consolidadas que conseguem oferecer soluções personalizadas em formatos exclusivos largam na frente, em um mercado que tende a ser cada vez mais competitivo.

 

 

Leia também:

Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?